Busca avançada
Ano de início
Entree

Colostro bovino liofilizado como fonte de proteinas,macromoleculas marcadoras e peptideos bioativos para pacu (piaractus mesopotamicus, holmberg,1887) e dourado (salminus brasiliensis,curvier,1816).

Processo: 12/50284-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Raul Machado Neto
Beneficiário:Raul Machado Neto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pacu  Fator de crescimento insulin-like I  Imunoglobulina G  Dourado 

Resumo

No trabalho em tela, a viabilidade da adição de colostro bovino liofilizado (CBL), como fonte protéica suplementar e de IGF-I exógeno, à ração de peixes endêmicos e neotropicais com diferentes hábitos alimentares será avaliada. O fornecimento de uma dieta contendo anticorpos bovinos possibilitará, através da determinação sérica da imunoglobulina G (IgG), utilizar esta macromolécula como marcador biológico da absorção intestinal. Serão investigados aspectos citológicos e morfológicos do epitélio intestinal, bem como a absorção da IgG e do IGF-I. Com a proposta de avaliar o desenvolvimento e maturação dos tecidos entérico, muscular e hepático serão analisadas as alterações da atividade de enzimas da parede intestinal e no conteúdo protéico e de nucleotídeos. Alevinos de pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg, 1887) e dourado (Salminus brasiliensis, Cuvier, 1816) serão distribuídos ao acaso em um esquema fatorial 3x2x2 (18 peixes por tratamento) correspondendo às dietas experimentais (controle, 10 e 20% de inclusão de CBL), as datas de abate (30 e 60 dias após o início do período experimental) e ao hábito alimentar (onívoro e ictiófago). Os animais serão alimentados duas vezes ao dia até aparente saciedade. Nas datas de abate amostras de sangue serão coletadas da veia caudal para quantificação da proteína total, imunoglobulina G bovina e do IGF-I. Amostras do intestino, fígado e músculo serão coletadas para a quantificação de proteína, DNA e RNA total. Também será avaliada a atividade de enzimas celulares no intestino e características morfológicas utilizando-se microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura e transmissão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CRUZ, THALINE M. P.; MORETTI, DEBORA B.; NORDI, WIOLENE M.; CYRINO, JOSE E. P.; MACHADO-NETO, RAUL. Dietary lyophilized colostrum alters distribution of goblet cells and the intestinal epithelium of Piaractus mesopotamicus. Aquaculture, v. 468, n. 1, p. 286-292, FEB 1 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.