Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de espécies de Botryosphaeriaceae da goiaba e controle alternativo de doenças pós-colheita em goiabas

Resumo

Um dos grandes problemas na comercialização de goiabas é a incidência de doenças pós-colheita, que coincide com o amadurecimento dos frutos. As podridões apicais são causadas por espécies de Botryosphaeriaceae, entretanto, carece-se de informações precisas sobre as espécies que ocorrem em goiabeira, assim como dados sobre requerimentos ambientais para a infecção e sobre o controle destes patógenos. O presente projeto objetiva: (i) identificar as principais espécies de Botryosphaeriaceae que causam podridões em goiabas; (ii) estudar o comportamento epidemiológico e determinar quais são as condições mais favoráveis para esses patógenos colonizarem os frutos; (iii) avaliar o efeito de produtos alternativos e termoterapia, isoladamente e em associação, no controle das podridões e nas características físico-químicas dos frutos. As possíveis espécies de Botryosphaeriaceae serão identificadas com base nas características morfológicas dos conídios e estudos filogenéticos, a partir do sequenciamento da região ITS (Espaçador Interno Transcrito) e do gene da ²-tubulina. Será avaliado o efeito da temperatura no crescimento micelial e o efeito da temperatura e da duração do molhamento na germinação de conídios, na infecção e na colonização de espécies de Botryosphaeriaceae in vitro e in vivo. O efeito dos tratamentos em pós-colheita com cloreto de cálcio, fosfito K, 1-metilciclopropeno, fécula de mandioca, etanol e hipoclorito de sódio, óleos essenciais e termoterapia será avaliado no manejo alternativo das doenças e na caracterização físico-química da goiaba. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA JUNIOR, ANTONIO F.; FISCHER, IVAN H.; BRAGANCA, CARLOS A. D.; MASSOLA JUNIOR, NELSON S.; AMORIM, LILIAN. Identification of Botryosphaeriaceae species that cause stylar-end rot of guavas and characterisation of the disease monocycle. European Journal of Plant Pathology, v. 144, n. 2, p. 271-287, FEB 2016. Citações Web of Science: 3.
IVAN HERMAN FISCHER; MARIA CECÍLIA DE ARRUDA PALHARINI; MIRIAN DE SOUZA FILETI; ANTÔNIO FERNANDES NOGUEIRA JÚNIOR; MARISE CAGNIN MARTINS PARISI. Tratamentos alternativos no controle da antracnose e sobre a qualidade de goiabas ‘Pedro Sato’. Summa Phytopathologica, v. 42, n. 4, p. 333-339, Dez. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.