Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão do gene da globina gama em pacientes portadores de beta talassemia e em indivíduos com diseritropoeses adquiridas

Resumo

A Hemoglobina Fetal (HbF) tem papel bem definido nas manifestações clínicas das síndromes falciformes e talassemias, sendo considerada fator de bom prognóstico. Com a descoberta de medicamentos capazes de estimular a síntese de HbF, estudos sobre a expressão desta proteína têm se tornado freqüentes. Nosso objetivo é a analisar a expressão de HbF, por citometria de fluxo e pelo estudo do mRNA do gene da globina gama em pacientes com beta-talassemia. Serão analisados, também indivíduos com doenças hematológicas adquiridas, como Anemia Aplástica e Síndromes Mielodisplásicas - já que estas doenças clonais podem apresentar um aumento do nível de HbF (HbF adquirida). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, ANDREA CRISTINA; AZEVEDO SHIMMOTO, MARILY MARIA; FURUZAWA, GILBERTO KOITI; VICARI, PERLA; FIGUEIREDO, MARIA STELLA. MOLECULAR ANALYSIS OF beta-THALASSEMIA PATIENTS: FIRST IDENTIFICATION OF MUTATIONS HBB:c.93-2A > G and HBB:c.114G > A IN BRAZIL. HEMOGLOBIN, v. 35, n. 4, p. 358-366, 2011. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.