Busca avançada
Ano de início
Entree

Celulose de bagaço e palha de cana-de-açúcar: modificação química e aplicação como reforço em compósitos de polipropileno

Resumo

Neste projeto serão obtidos compósitos utilizando como reforço celulose de bagaço e palha de cana-de-açúcar modificada quimicamente por benzilação e benzoilação. Os compósitos serão preparados em extrusora monorosca com alimentação forçada e degasagem com composições variáveis de reforço (10-50%), injetados diretamente em moldes com dimensões específicas para os ensaios mecânicos de tração, flexão e cisalhamento. Os compósitos serão caracterizados por MEV, microscopia ótica de luz polarizada, TGA, DSC e TMA. Foram realizados testes preliminares para obtenção de compósitos em extrusora monorosca e misturador “Dryser” utilizando celulose de bagaço como reforço do polipropileno e o compósito obtido foi mais homogêneo e apresentou valores de resistência a tração e flexão maiores do que o obtido na extrusora. No entanto, a mistura em “Dryser” provoca quebra no comprimento das fibras, sendo necessário estudar a mistura fibra/matriz. A otimização no uso da extrusora é essencial para obter compósitos homogêneos e com a integridade das fibras preservadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MULINARI, D. R.; VOORWALD, H. J. C.; CIOFFI, M. O. H.; LIMA, C. A. A.; BAPTISTA, C. A. P. R.; ROCHA, G. J. M. Composite materials obtained from textile fiber residue. JOURNAL OF COMPOSITE MATERIALS, v. 45, n. 5, p. 543-547, MAR 2011. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.