Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e caracterização dos HTLV-I e HTLV-II isolados co-infectados pelo HIV-I em São Paulo

Processo: 94/01033-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 1994 - 31 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Adele Caterino de Araújo
Beneficiário:Adele Caterino de Araújo
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Retroviridae  Vírus linfotrópico T tipo 1 humano  Vírus linfotrópico T tipo 2 humano  HIV-1  AIDS  ELISA  Western blotting  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

Este trabalho tem por objetivo caracterizar os retrovírus HTLV-I e HTLV-II, presentes em indivíduos infectados pelo HIV-1/AIDS na cidade de São Paulo. Para tanto, serão analisados soros de pacientes atendidos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas quanto a presença de anticorpos específicos, usando as técnicas de ELISA e WB. Os casos confirmadamente positivos para a co-infecção HIV/HTLVs terão suas células mononucleares estudadas quanto ao tropismo e as propriedades biológicas destes retrovírus. As técnicas de PCR e nested PCR serão empregadas para o seqüenciamento e caracterização de cepas e tipos prevalentes de HIV-1, HTLV-I e HTLV-II existentes em São Paulo. Os resultados obtidos neste estudo possibilitarão conhecer a prevalência dos tipos de HTLVs presentes na cidade de São Paulo, a população alvo para adquiri-los e o potencial patogênico destes vírus na progressão para AIDS. (AU)