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Paula Fikkert | University of Nijmegen - Holanda

Processo: 05/04713-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 26 de abril de 2006 - 04 de maio de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Raquel Santana Santos
Beneficiário:Raquel Santana Santos
Pesquisador visitante: Paula Fikkert
Inst. do pesquisador visitante: Radboud University Nijmegen, Holanda
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prosódia  Aquisição da linguagem  Fonologia  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Paula Fikkert é Senior Researcher da Universidade de Nijmegen desde 2002. Nesta universidade, ela é docente do programa de doutorado em lingüística e do doutorado em lingüística. Além disso, a pesquisadora coordena o Laboratório de Pesquisas em Aquisição da Universidade de Nijmegen (Child Laboratory) e também trabalha junto ao Centro de Pesquisas Infantis (Baby Laboratory) do Max Plank Institut, Holland, com a equipe da Profa. Dra. Anne Cutler. Em 2005, foi convidada a ministrar curso sobre aquisição de fonologia no Linguistic Summer Institut, realizado no MIT (julho/agost de 2005). A visita da Profa. Fikkert insere-se nas atividades do grupo de Aquisição da Linguagem do Departamento de Lingüística da USP. Este grupo começou a 6 anos, funciona com seminários quinzenais e tem tipo um importante papel na consolidação de uma tradição em lingüística formal na USP. A partir de 2003, esse grupo passou a contar com o auxílio da FAPESP (processo 03/13565-4). Em 2004, a profa. Santos desenvolveu suas pesquisas de pos-doutorado junto ao centro da profa. Fikkert (processo fapesp 04/01806-0). Desta interação, surgiram dois projetos de pesquisa em conjunto, atualmente em desenvolvimento: "Sobre a aquisição do ritmo em português brasileiro" - comparação entre os processos de aquisição do arcabouço prosódico do holandês e do português brasileiro; e "A representação fonológica e o processo de aquisição da linguagem" - a aquisição da representação fonológica de palavras derivadas em português (brasileiro e europeu). Ambos estão em desenvolvimento, atualmente. Durante sua estada na USP, a professora ministrará um mini-curso para alunos e professores, atenderá alunos e discutirá projetos de pesquisa de alunos e professores, além de dar continuidade aos projetos em conjunto com a profa. Santos. Programa do mini-curso ‘ACQUIRING PHONOLOGICAL REPRESENTATION’:Neste seminário, a questão central será: o que a criança precisa adquirir para dominar a fonologia de sua língua? Será discutido como a criança constrói vários aspectos de um sistema fonológico abstrato: contrastes segmentais, estrutura silábica, acento, alternâncias morfofonológicas e representações fonológicas a serem guardadas no léxico mental. Dados de aquisição de várias línguas serão discutidos e comparados, entre eles holandês, alemão, inglês, francês e português. Serão analisadas evidências tanto de percepção como de produção. Os tópicos a serem discutidos serão:1-Early acquisition of phonotatics2-Building a phonological lexicon3-The phonology-morphology interface (AU)