Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitrocerâmicas sinterizadas para revestimento cerâmico

Processo: 04/02484-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de novembro de 2004 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eduardo Bellini Ferreira
Beneficiário:Eduardo Bellini Ferreira
Empresa:Vitrovita Instituto de Inovação em Vitrocerâmicos Importação e Exportação Ltda. - EPP
Município: São Carlos
Bolsa(s) vinculada(s):06/03813-9 - Vitroceramicas sinterizadas para revestimentos ceramicos., BP.TT
04/10171-8 - Vitrocerâmicas sinterizadas para revestimento cerâmico, BP.PIPE
Assunto(s):Vitrocerâmica  Cristalização  Revestimento de superfícies  Sinterização 

Resumo

Vitrocerâmicas sinterizadas para revestimentos cerâmicos de alto apelo estético são fabricadas comercialmente por uma única empresa no mundo, a japonesa Nippon Electric Glass (NEG). O principal produto vitrocerâmico comercial para revestimento é constituído da fase cristalina ß-wollastonita, um sucesso consolidado, mas de uso restrito devido ao alto preço. Atualmente, assiste-se à acirrada corrida internacional em busca de novas composições para vitrocerâmicas sinterizadas de preço mais acessível, com impacto equivalente ao dos gres-porcelanatos, em aplicações como revestimentos de pisos e paredes, além de várias outras. Pretende-se, neste projeto, desenvolver um material para uso em revestimentos cerâmicos obtido pela sinterização e cristalização de compactos de vidros particulados. Sua fase principal deverá ser distinta daquela utilizada pela NEG, a saber, um piroxênio complexo de cálcio, magnésio, silício e alumínio, que possui propriedades promissoras para as aplicações mencionadas, tais como alta dureza, resistência à abrasão e resistência química. Apesar do avanço tecnológico nos processos para fabricação de materiais vitrocerâmicos sinterizados, a técnica ainda está longe da saturação e admite processos e formulações alternativas (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, EDUARDO BELLINI; LOPEZ-RICHARD, VICTOR; ZANOTTO, EDGAR DUTRA; MARQUES, GILMAR EUGENIO. Analytical Model for Heterogeneous Crystallization Kinetics of Spherical Glass Particles. Journal of the American Ceramic Society, v. 92, n. 11, p. 2616-2618, NOV 2009. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.