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Níveis de letramento: a construção da escrita e dificuldades de escolaridade

Processo: 95/05081-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1996 - 30 de novembro de 1997
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Scheila Maria Leão Braga
Beneficiário:Scheila Maria Leão Braga
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica  Letramento  Escrita  Metalinguagem  Narrativa 

Resumo

As hipóteses básicas deste estudo referem-se ao letramento enquanto apropriação do código escrito pelo sujeito e às relações entre a narrativa oral e níveis de avaliação escolar (SCRIBNER e COLE, 1981; STREET, 1984; GEE, 1986; OLSON, 1988, 1991, 1993). Os objetivos serão desenvolvidos através de três estudos: 1) Analisar níveis iniciais de letramento associado ao uso e conhecimento do código escrito; 2) Analisar estratégias e processos do discurso narrativo; 3) Identificar níveis de letramento e etapas, e dificuldades iniciais na escolaridade. Método: estudos transversais, com 120 escolares do ensino estadual do ciclo básico, sendo dois grupos controles e três alvos conforme os níveis de alfabetização no ciclo básico. Material: aplicação das provas Uso e Conhecimento do Código Escrito. Procedimento: avaliação individual na escola. Análise de dados: testes não paramétricos e categorias de análise. Discussão: será feita à luz do referencial teórico. (AU)