Busca avançada
Ano de início
Entree

Ludwig Peter Amigo Boker | Pontificia Universidad Católica de Chile - Chile

Processo: 01/11228-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 05 de maio de 2002 - 12 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Beneficiário:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Pesquisador visitante: Ludwig Peter Amigo Boker
Inst. do pesquisador visitante: Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol  Lipoproteínas 

Resumo

O presente projeto visa investigar o metabolismo de ácidos biliares em camundongos transgênicos (Tg) que expressam a proteína de transferência de colesteril éster (CETP) comparados a não-transgênicos (nTg). Resultados anteriores mostram que os CETP Tg tem nível reduzido de HDL-colesterol no plasma porque o processo de remoção plasmática e de captação tecidual, principalmente hepática, do colesteril éster da HDL é mais eficiente nestes animais do que nos nTg. No entanto, não se sabe ainda, se o destino metabólico do CE captado pelo fígado destes animais difere dos nTg. Assim, nos propomos a investigar: 1- fluxo e concentração de ácidos biliares e colesterol na bile vesicular e hepática, 2- a excreção fecal de esteróides neutros e ácidos, e 3- o tamanho do pool de ácidos biliares. Estas informações podem comprovar a importância da expressão da CETP no transporte reverso de colesterol diminuindo o risco de aterosclerose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HARADA‚ L.M.; AMIGO‚ L.; CAZITA‚ P.M.; SALERNO‚ A.G.; RIGOTTI‚ A.A.; QUINTÃO‚ E.C.R.; OLIVEIRA‚ H.C.F. CETP expression enhances liver HDL-cholesteryl ester uptake but does not alter VLDL and biliary lipid secretion. ATHEROSCLEROSIS, v. 191, n. 2, p. 313-318, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.