Busca avançada
Ano de início
Entree

Competência e metalinguagem no contexto de práticas interativas de afásicos e não afásicos

Processo: 06/52950-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Edwiges Maria Morato
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística  Afasia  Metalinguagem  Cognição 

Resumo

Nosso objetivo é relacionar em termos teóricos e metodológicos, com base em uma perspectiva sócio-cognitiva (Mondada, 2001, 2003; Salomão, 1999; Marcuschi, 2003; Koch, 2003, 2004), duas noções cruciais para o campo lingüístico - competência e metalinguagem - de forma a perscrutar melhor a realidade lingüístico-cognitiva das afasias e suas implicações teóricas e práticas para a neurolingüística, em particular, e para a lingüística, em geral. Para tanto, a partir da análise multimodal de um corpus lingüístico-interacional de afásicos e não afásicos extraídos de práticas discursivas e situações interativas desenvolvidas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), que funciona nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP), analisaremos aspectos concernentes à emergência e à mobilização de diversos processos predicados como meta no funcionamento da linguagem (metalingüísticos, metapragmáticos, meta-enunciativos, metaformulativos, metadiscursivos). (AU)