Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas e escritas e de reflexão sobre a escrita em contextos de ensino

Processo: 02/11837-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2003 - 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ines Signorini
Beneficiário:Ines Signorini
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita (linguística)  Letramento  Formação de professores 

Resumo

Os objetivos específicos do estudo que pretendemos desenvolver são os seguintes: a) identificar e descrever práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita familiares aos informantes nos contextos focalizados; b) identificar e descrever as relações dessas práticas com o letramento escolarizados; c) identificar e descrever os modos de incidência de conceitos e práticas escolares de leitura/escrita e avaliação de textos na escrita dos informantes. Em termos gerais, o estudo visa determinar o grau de visibilidade dessas práticas no contexto acadêmico e escolar; visa melhor compreender as relações porventura existentes entre o grau de visibilidade e a natureza político-ideológica do letramento; visa igualmente determinar a influência do fator sociocultural (nível de escolaridade, comunidade de referência) dos agentes institucionais nos processos de textualização e avaliação de escrita. (AU)