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Richard R. Saunders | University of Kansas - Estados Unidos

Processo: 97/07980-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 17 de novembro de 1997 - 01 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Pesquisador visitante: Richard R. Saunders
Inst. do pesquisador visitante: University of Kansas, Estados Unidos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estímulos  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

O convite para o Prof. Saunders é para oferecer assessoria ao nosso grupo de pesquisa na área de equivalência de estímulos e ao nosso grupo de pesquisa na área de ensino profissionalizante para o deficiente mental. O Prof. Saunders tem interesse em um aspecto específico das pesquisas comum ao do nosso grupo de pesquisa sobre formação de equivalência, que se relaciona com as possíveis interações entre está e o desenvolvimento de linguagem. O referido professor deverá, em um período do dia prestar assessoria a nosso grupo de pesquisa sobre os efeitos da nomeação na formação de equivalência, assim como participar no planejamento conjunto de atividades de pesquisa para os próximos anos, dentro dessa linha. Deverá também prestar assessoria aos alunos envolvidos com projetos na área de ensino profissionalizante. No outro período, ele colaborará com um curso em parceria com a Profª Drª Muriel Saunders, a ser oferecido pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial. Está também prevista uma visita à Universidade Estadual de Londrina, onde será proferida uma palestra no período da manhã, e à tarde será feita uma reunião de assessoria a projetos de pesquisa na área de equivalência de estímulos. Espera-se, com esta visita, fortalecer, em primeiro lugar, o desenvolvimento de um sistema de pesquisas integradas na área de equivalência de estímulos e linguagem, que possa futuramente ser base para um projeto temático, e formação de laboratórios integrados. E também esperado, que esta visita contribua substancialmente para a alavancagem de pesquisas que sustentarão a formação de um centro de serviços na área de formação profissionalizante para indivíduos portadores de deficiência mental. (AU)