Busca avançada
Ano de início
Entree

Maycira Pereira de Farias Costa | university of Victoria - Canadá

Processo: 04/14086-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
Beneficiário:Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
Pesquisador visitante: Maycira Pereira de Farias Costa
Inst. do pesquisador visitante: University of Victoria (UVic), Canadá
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Bacia amazônica  Fitoplâncton  Radiometria  Sensoriamento remoto 

Resumo

Os rios da Bacia Amazônica podem ser caracterizados em por três tipos: águas brancas, águas claras e águas pretas. Esta caracterização depende do local de origem da água, do tipo de solo e vegetação que a água drena, e das reações químicas e biológicas que ocorrem na água. Estes três tipos de águas representam os "tipos-puros" ou "end-members", das águas amazônicas, mas de fato, a maioria dos grandes rios da Bacia do Amazonas é constituído por uma mistura, em diferentes proporções destes três tipos de água. O objetivo desta pesquisa é a determinação da quantidade e qualidade (comprimento de onda) da radiação solar na coluna de água em diferentes profundidades, para diferentes tipos de água (branca, preta e clara) da Amazônia, e o desenvolvimento de modelos biogeo-ópticos considerando a atenuação da luz pelos constituintes da coluna de água. Os resultados desta pesquisa irão aprimorar o entendimento da biogeoquímica das águas da Amazônia e da planície de inundação, da produtividade primária, da complexidade do curso das águas Amazônicas, como também contribuir na definição das características espectrais ótimas para futuros satélites de sensoriamento remoto a ser desenvolvido como parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Este projeto será desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisas da Hidrosfera, da Divisão de Sensoriamento Remoto, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, sob a coordenação da Dra, Evlyn Novo. Este projeto complementará programas de pesquisas da Dr. Evlyn Novo, como o projeto "Estudo da Dinâmica de Circulação da Água entre Sistemas Lóticos, Lênticos, e a Planície de Inundação Amazônica" (FAPESP 2003/00785-3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, M. P. F.; NOVO, E. M. L. M.; TELMER, K. H. Spatial and temporal variability of light attenuation in large rivers of the Amazon. Hydrobiologia, v. 702, n. 1, p. 171-190, FEB 2013. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.