Busca avançada
Ano de início
Entree

Tamás Csorgo | Hungarian National Science Foundation - Hungria

Processo: 06/03709-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 14 de agosto de 2006 - 21 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Sandra dos Santos Padula
Beneficiário:Sandra dos Santos Padula
Pesquisador visitante: Tamas Csorgo
Inst. do pesquisador visitante: Hungarian Scientific Research Fund, Hungria
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Projeto de Pesquisa para a visita de Tamás Csörgö. Correlações “Back-to-Back” de fotons como sinal de termalização precoce em colisões relativísticas de ions pesados e procura de novas soluções exatas da Hidrodinâmica Relativística.Colaboração anterior entre pesquisadores do IFT-UNESP (Sandra S. Padula, G. Krein, P. K. Panda), do IFUSP (Y. Hama) e T. Csorgo de MTA KFKI RMKI, Budapeste, Hungria, resultaram em artigos seminais sobre a aplicação de estados quânticos comprimidos às correlações “back-to-back” de bosons, e também de fermions, produzidos no meio que se expande hidrodinamicamente, formado em colisões entre ions pesados relativísticos. Em discussões recentes com D. Kharzeev, do Brookhaven National Lab. e com o Prof. R. Glauber, da Univ. Harvard, agraciado com o Prêmio Nobel de 2005, T. Csorgo combinou de estender as investigações às correlações back-to-back de fotons. A motivação principal para tal estudo é a procura de possível termalização precoce em colisões de ions pesados relativísticos, através de correlações back-to-back de fotons. Consequentemente, esse será um dos objetivos principais da visita pleiteada.As correlações quanto-ópticas, quanto-estatísticas acima estão ligadas a um meio hidrodinâmico o qual, em colisões relativísticas de ions pesados no RHIC, corresponde ao fluido perfeito criado em colisões Au+Au. Uma colaboração anterior de Y. Hama e F. Grassi, da USP, T. Kodama, da UFRJ, com T. Csorgo, resultou em várias novas soluções exatas de hidrodinâmica relativística correspondentes à expansão em 1+1 dimensões, em 1+3 dimensões com simetria axial e em 1+3 dimensões com simetria elipsoidal. Mais recentemente, o grupo de T. Csorgo em Budapeste, encontrou uma nova família de soluções exatas da hidrodinâmica relativística no caso esfericamente simétrico em 1+1 dimensões e em 1+3 dimensões. A outra parte do presente projeto será explorar como a aceleração inicial modifica os parâmetros de raio Hanbury Brown – Twis em colisões de ions pesados, e também procurar generalizações elipsoidalmente simétricas dessas novas soluções exatas da hidrodnâmica relativística. A visita que ora propomos será de 5 semanas. O seu objetivo principal será a continuação do programa de pesquisa conjunto, o qual já resultou em 11 trabalhos publicados em revistas com árbitro ou em anais de conferências. Durante sua estadia, T. Csorgo também participará do ISMD 2006, do qual é convener de sessão. Depois disso, ele também tomará parte do WPCF 2006, que acontecerá no Instituto de Fisica Teorica – Unesp, do qual ele também é organizador, juntamente com Sandra S. Padula (coordenadora), Gastao Krein, Frederique Grassi e Otavio Socolowski. Nesse workshop haverá sessões efetivas de trabalho, nas quais tópicos de interesse atual em pesquisa serão discutidos e desenvolvidos, podendo ser finalizados após o término da reunião. O Prof. Tamás terá um papel importante nessas atividades de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. CSANÁD; T. CSÖRGO; M. NAGY. Anomalous diffusion of pions at RHIC. Brazilian Journal of Physics, v. 37, n. 3a, p. -, Set. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.