Busca avançada
Ano de início
Entree

A noção de competência relativamente à linguagem sob discussão: análise das atividades discursivas do Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL/UNICAMP)

Processo: 03/02604-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2003 - 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Edwiges Maria Morato
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da linguagem  Afasia  Competência linguística  Cognição 

Resumo

O objetivo geral deste projeto de pesquisa, em torno do qual girarão vários estudos de modo relacionado, é aprofundar as principais conclusões do projeto coletivo Centro de Convivência de Afásicos: práticas discursivas, processos de significação e propriedades interativas, finalizado em 2002 e apoiado pela FAPESP. Mais especificamente, o intuito deste projeto é observar como e em que medida o centro surge como revelador e instigador de uma competência pragmático-discursiva (não reduzida ou subsumida pelo sistema linguístico stricto sensu) a partir de suas diferentes e variadas práticas, originadas nas três frentes de trabalho que nele se desenvolvem: de linguagem, de expressão teatral e de educação física. No limite, pretendemos, no domínio empírico, rediscutir a noção de competência relativamente à linguagem, tendo em vista um corpus muito especial, isto é, as afasias, tradicionalmente entendidas como a perturbação por excelência do conhecimento (meta) linguístico que temos do mundo. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.