Busca avançada
Ano de início
Entree

Merav Opher | George Mason University - Estados Unidos

Processo: 07/58793-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 10 de março de 2008 - 16 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Vera Jatenco Silva Pereira
Beneficiário:Vera Jatenco Silva Pereira
Pesquisador visitante: Merav Opher
Inst. do pesquisador visitante: George Mason University, Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discos de acresção  Magnetohidrodinâmica  Turbulência  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Em sua visita ao IAG por 3 meses, continuaremos uma colaboração já iniciada quando da ida de minha aluna de doutorado Aline da Almeida Vidotto, para um estágio sanduíche de 8 meses, para o desenvolvimento do projeto "Modelagem da interação entre disco de acresção e vento de proto-estrelas", cujo resumo está anexado a este pedido. Nesse período, a Dra. Opher também ministrará o curso Magnetohydrodynamicsin Space Physics. Um curso envolvendo magnetohidrodinâmica é essencial para a formação básica de todos aqueles que investigam fenômenos de astrofísica estelar, fontes compactas, nuvens e estruturas do meio interestelar e intergaláctico, ondas de choque, e dinâmica estelar, de galáxias, de aglomerados, etc., e beneficiará os alunos de pós-graduação do Departamento contribuindo diretamente em suas pesquisas. O programa do curso está anexado a este pedido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTO, A. A.; OPHER, M.; JATENCO-PEREIRA, V.; GOMBOSI, T. I. THREE-DIMENSIONAL NUMERICAL SIMULATIONS OF MAGNETIZED WINDS OF SOLAR-LIKE STARS. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 699, n. 1, p. 441-452, JUL 1 2009. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.