Busca avançada
Ano de início
Entree

Martin Georg Peter | University of Potsdam - Alemanha

Processo: 08/01663-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 29 de agosto de 2008 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Marcos Nogueira Eberlin
Beneficiário:Marcos Nogueira Eberlin
Pesquisador visitante: Martin Georg Peter
Inst. do pesquisador visitante: University of Potsdam, Alemanha
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana  Oligossacarídeos  Espectrometria de massas  Carboidratos  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

AGO's são derivados de poly-glucosamine (i.e. chitosan) parcialmente N-acetiladas e têm atraído muito interesse por causa de suas atividades biológicas, principalmente pelo seu envolvimento em mecanismos de sinalização, tal como sua ação morfogenética no desenvolvimento de embriões e na síntese de matriz extracelular em chondrocytos. Um hexâmero AGO de composição (GlcNAc)3(GlcN)3 pode se apresentar na forma de 20 isômeros principalmente. Analise de sua sequência por espectroscopia de RMN ou síntese química de AGO's maiores, como os hexâmeros, ainda nao são possíveis. Nosso principal objetivo é portanto o de analisar estruturalmente os AGO's isolados de hidrolisatos de chitosanos através das mais avançadas técnicas em espectrometria de massas. Além da elucidação de sequências dos componentes isoméricos individuais em misturas complexas, investigaremos também os limites da metodologia com respeito à extensão do oligosacarídeo e da complexidade da mistura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIJAYAKRISHNAN‚ B.; ISSAREE‚ A.; CORILO‚ Y.E.; FERREIRA‚ C.R.; EBERLIN‚ M.N.; PETER‚ M.G. MSn of the six isomers of (GlcN)2(GlcNAc)2 aminoglucan tetrasaccharides (diacetylchitotetraoses): Rules of fragmentation for the sodiated molecules and application to sequence analysis of hetero-chitooligosaccharides. Carbohydrate Polymers, v. 84, n. 2, p. 713-726, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.