Auxílio à pesquisa 07/08110-9 - Cultura, História cultural - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Mirian Jorge Warde | Fac. Ciências Letras Araraquara/UNESP - Brasil

Processo: 07/08110-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 25 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Pesquisador visitante: Mirian Jorge Warde
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Brasil
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura  História cultural  História da educação  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao E Cultura | Historia Cultural | História da Educação

Resumo

Esta solicitação de Pesquisador Visitante junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas Cultura e Educação, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara objetiva consolidar esse Grupo de Estudos como núcleo de excelência na área da História da Educação promovendo o aprofundamento e o avanço teórico-metodológico do conhecimento em torno das relações entre cultura e educação, temática complexa e amplamente abordada atualmente nas investigações na área. Para essa finalidade, estamos convidando a Professora Dra. Mirian Jorge Warde para desenvolver atividades de assessoria, acompanhamento, análise, avaliação, discussão e participação em projetos de pesquisa em andamento, no período de março de 2008 a fevereiro de 2009.Desde 2002, a Profa. Mirian J. Warde e os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Cultura e Educação - GEPCE - (Grupo cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq sob o título "Cultura e Educação - Saberes e práticas pedagógicas na história da educação brasileira - 1870-1970") vêm desenvolvendo atividades de intercâmbio e cooperação, pautadas em projetos de pesquisa convergentes quanto à temática e à perspectiva de análise.O foco das investigações desenvolvidas no Grupo de Estudos (GEPCE) direciona-se para a compreensão das práticas escolares, para os modos de proposição e desenvolvimento do currículo, para a construção do conhecimento escolar e para a organização dos alunos e professores inseridos no complexo processo de transmissão e produção de conhecimento na instituição escolar. Delimitados entre os séculos XIX e XX e tomando como fontes materiais didáticos, legislação, práticas, métodos, ritos e processos de ensino e proposições sobre e para a escola, os estudos em andamento pretendem incentivar a análise e a interpretação da instituição escolar contemporânea, sua relação com a sociedade e com a cultura, os modos de apropriação e circulação de valores e ideias, assinalando as origens e a complexidade de seus desafios. Nesse âmbito, encontra-se o projeto temático de pesquisa privilegiado neste plano de visita intitulado "História e memória do ensino secundário no Brasil (1879-1961)". Esse projeto agrega um conjunto de investigações dos pesquisadores principais, além de pesquisas de alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (nos níveis de Mestrado e Doutorado) e da Graduação (em nível de iniciação científica).Articulados em torno da temática "cultura e educação", consolidaram-se paralelamente, em diferentes instituições, grupos de pesquisa que têm investido na formação de pesquisadores, no aprofundamento da reflexão teórica e na constituição de acervos e fontes documentais: de um lado, a profa. Mirian contribuiu decisivamente para a consolidação da área de pesquisa "História e Historiografia da Educação" no Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; de outro, o GP Cultura e Educação tem consolidado suas investigações, desde o ano de 2000, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP tendo se responsabilizado pela promoção do I Seminário de Pesquisa sobre Cultura Escolar, realizado em 2003, pelo oferecimento de disciplinas sobre a temática no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e pela realização de projetos de pesquisa e publicação de artigos em periódicos e livros sobre o tema.. A realização de atividades conjuntas específicas, tais como, participação em bancas examinadoras e em congressos da área, ensejaram as primeiras iniciativas para tornar viável o aprofundamento e a institucionalização de estudos e pesquisas conjuntas sobre a temática em apreço. Desse modo, o GP-CNPq vem intensificando seus contatos acadêmicos e definindo, com maior precisão, a contribuição sistemática e contínua que a referida professora pode oferecer ao grupo de pesquisa, em 2008, na condição de professor visitante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)