Busca avançada
Ano de início
Entree

Jorge Henrique de Oliveira Sales | Centro Universitário Itajubá/Universitas - Brasil

Processo: 07/06527-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Alfredo Takashi Suzuki
Beneficiário:Alfredo Takashi Suzuki
Pesquisador visitante: Jorge Henrique de Oliveira Sales
Inst. do pesquisador visitante: Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI). Centro Universitário de Itajubá, Brasil
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equações integrais 

Resumo

Estudaremos o problema da renormalização de equações de Bethe-Salpeter na aproximação de "escada" na frente de luz na Eletrodinâmica Quântica (QED) e Cromodinâmica Quântica (QCD) em diversos gauges não covariantes. A equação de Bethe-Salpeter na frente de luz, para o estado ligado de dois férmions trocando bósons de gauge, apresenta na aproximação "escada" divergências associadas às integrações nos momentos transversais e momentos "q-" na frente de luz. Outra dificuldade, na QED e na QCD no calibre, está associada ao termo instantâneo do propagador do fóton e glúon, respectivamente. O tratamento desta singularidade será feito usando-se a prescrição causal, correções de um "loop" e/ou técnicas de dimensão negativa, para o propagador do bóson de calibre. Investigaremos se estas prescrições implicam em contribuições de modo zero ao kernel da equação de Bethe-Salpeter e possíveis soluções físicas. A equação integral para o estado ligado será construída usando-se as funções de Green na frente de luz e correções até a ordem g4; este procedimento deve gerar os contra-termos perturbativos que cancelam as divergências nas integrais dos momentos transversos e momentos "q+" na frente de luz. Formularemos as equações integrais homogêneas na frente de luz, na aproximação "escada" para os exemplos de estados ligados dos píons, positrônio e "qqbarra" na QCD. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES, J. H. O.; SUZUKI, A. T. Antiparticle Contribution in the Cross Ladder Diagram for Bethe-Salpeter Equation in the Light-Front. INTERNATIONAL JOURNAL OF THEORETICAL PHYSICS, v. 48, n. 11, p. 3173-3187, NOV 2009. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.