Busca avançada
Ano de início
Entree

Jacques huot | universite du Québec - Canadá

Processo: 09/01431-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de junho de 2009 - 15 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Walter José Botta Filho
Beneficiário:Walter José Botta Filho
Pesquisador visitante: Jacques Huot
Inst. do pesquisador visitante: Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), Canadá
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

O uso comercial do hidrogênio como um vetor energético necessita do desenvolvimento de materiais para armazenagem de hidrogênio que sejam seguros, de baixo custo e que tenham elevada capacidade de armazenagem. As ligas a base de magnésio têm uma capacidade de armazenagem elevada, mas sua temperatura da operação é ainda muito alta para a maioria das aplicações práticas. Além disso, as cinéticas de absorção e dessorção de hidrogênio são demasiado lentas e o tempo necessário para a primeira hidrogenação (processo chamado de ativação) é demasiado longo. O objetivo desta visita é avaliar o uso das técnicas de deformação plástica severa (SPD) para sintetizar ou modificar ligas a base de magnésio a fim melhorar o comportamento em relação à absorção e dessorção de hidrogênio. Os resultados de três técnicas diferentes de SPD serão avaliados: laminação a frio (CR), prensagem em canal angular (ECAP), e torção sob alta pressão (HPT). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, S. F.; ISHIKAWA, T. T.; BOTTA, W. J.; HUOT, J. MgH2 + FeNb nanocomposites for hydrogen storage. Materials Chemistry and Physics, v. 147, n. 3, p. 557-562, OCT 15 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.