Busca avançada
Ano de início
Entree

Janelas sobre significados matemáticos: o caso da tecnologia

Processo: 09/14342-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 04 de dezembro de 2009 - 16 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Siobhan Victoria Healy
Beneficiário:Siobhan Victoria Healy
Pesquisador visitante: Richard Noss
Inst. do pesquisador visitante: University of London, Inglaterra
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia educacional  Educação matemática  Educação inclusiva  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

O Dr. Richard Noss é professor de Educação Matemática e diretor do London Knowledge Lab (LKL), situado em Londres. O LKL é uma colaboração única entre dois dos mais renomados centros de pesquisa do Reino Unido, a saber, o Instituto de Educação e o Birkbeck College, ambos da Universidade de Londres. O laboratório reúne cientistas sociais e da computação de uma diversidade de campos acadêmicos. A missão do LKL pode ser resumida em: investigar e compreender o lugar das tecnologias digitais e mídias em nossas relações culturais, sociais e educacionais com o conhecimento; desenvolver e avaliar sistemas, processos e interfaces que enriqueçam a aprendizagem, tanto a formal quanto a informal; examinar criticamente as premissas sobre conhecimento e aprendizagem subjacentes à crescente diversidade de aplicações das tecnologias digitais. No LKL, o Prof. Dr. Richard Noss contribui particularmente com a área da Educação Matemática, sendo um pesquisador ativo, tendo coordenado mais de vinte projetos de pesquisa financiados por agências de fomento da Inglaterra e da Europa. Atualmente, ele também é diretor de Technology Enhanced Learning do Programa de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do Economic and Social Research Council (Conselho de Pesquisa Econômica e Social) do Reino Unido. O Prof. Dr. Richard Noss foi editor chefe do International Journal of Computers for Mathematical Learning até 2005. O Prof. Noss tem mais de 200 publicações, incluindo seis livros e 55 artigos em periódicos arbitrados. O projeto inclui a participação do Professor em atividades de dois centros acadêmicos, UNIBAN e UNESP, cada um com docentes com históricos comprovados na área de Educação Matemática. A visita ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN acontece como uma continuação natural de um intercâmbio estabelecido entre o LKL e a UNIBAN desde a criação do Programa em 2007. Uma figura principal nesta colaboração é a Profa. Dra. Lulu Healy, uma pesquisadora convidada pelo LKL desde abril de 2008, quando lhe foi conferido o título de Visiting Fellow da Universidade de Londres. Os objetivos da visita à UNIBAN incluem o compartilhamento do trabalho desse renomeado pesquisador com os demais docentes e discentes do Programa na forma de uma série de seminários, o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto com professores do laboratório e professores de três linhas de pesquisa da UNIBAN: Ensino e Aprendizagem, de Tecnologias, e de Formação de Professores. A Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN) tem Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação Matemática, ambos recomendados pela CAPES com nota 4; o primeiro, em setembro de 2007, e o segundo, em agosto de 2008. Na UNESP, o visitante será recebido pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Maltempi, o qual atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP desde 2003. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no LKL, sob a supervisão do Prof. Noss (agosto de 2008- julho de 2009). A visita do Prof. Noss ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP certamente fortalecerá o atual relacionamento com o Prof. Maltempi e poderá dar início a colaborações com outros docentes do Programa. O Prof. Noss nunca esteve na UNESP de Rio Claro, cujo Programa de Pós é pioneiro na América Latina na área de Educação Matemática, com 25 anos de existência. Atualmente com conceito 5 na CAPES, o Programa possui 19 docentes distribuídos em cinco linhas de pesquisa. Os docentes e alunos que atuam na linha Novas Tecnologias e Educação Matemática serão os que terão maior possibilidade de compartilhar idéias com o Prof. Noss, mas considerando sua longa experiência, certamente outros docentes e alunos do Programa terão a oportunidade de estabelecer vínculos que possam resultar em algum tipo de colaboração futura. Para tanto, planejamos atividades que envolvem seminários, participação em disciplina e conversas com grupos de pesquisa e demais interessados. (AU)