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Contribuições da teoria da atividade para a compreensão do processo de transição vivenciado por graduandos de etnia indígena entre práticas letradas ou iletradas vernaculares e práticas letradas acadêmicas

Processo: 10/01306-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 25 de junho de 2010 - 08 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Maria Silvia Cintra Martins
Pesquisador visitante: Wolfgang Jantzen
Inst. do pesquisador visitante: University of Bremen, Alemanha
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ação afirmativa  Ensino  Grupos étnicos  Povos indígenas  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | ensino | Indígenas | teoria da atividade | Ensino

Resumo

Fase I: 1. levantamento, através de oficinas, do grau de letramento de graduandos indígenas (UFSCar); 2. oficinas com participação de graduandos indígenas para simulação de testagem com base no conceito de "zona de desenvolvimento próximo"; 3. participação na II Jornada "Linguagem e Diversidade"; 4. visita ao IEL para discussão de projetos de pesquisa com participantes do grupo "Letramento do Professor" (CNPq); Fase II: 1. visita a comunidade indígena na região de Alto Rio Negro: oficinas envolvendo sujeitos indígenas; levantamento de grau de letramento em escolas indígenas; averiguação da adequação do currículo das escolas indígenas aos preceitos da educação escolar indígena (MEC); 2. oficinas com professores indígenas: ênfase nos conceitos de atividade e zona de desenvolvimento próximo. Fase III: 1. Análise e tabulação parcial dos dados; 2. participação na III Jornada "Linguagem e Diversidade"; 3. discussão de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos do Grupo de Pesquisa "Estudos em linguagem, etnicidade e estilo" (CNPq); 4. simpósio com participantes do Projeto CAPES "Observatório da Educação Escolar Indígena" sediado na UFSCar , com a discussão dos projetos dos orientandos (IC, Mestrado e Doutorado) das professoras Clarice Cohn e Maria Sílvia Cintra Martins; 5. co-orientação de projetos de pesquisa no Departamento de Letras/UFSCar - projetos financiados pela FAPESP e pela CAPES; 6. co-participação na pesquisa e na orientação no Projeto CAPES (001/2009) - Núcleo UFSCar de "Educação Escolar Indígena". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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