Busca avançada
Ano de início
Entree

Invariantes de singularidades de aplicações diferenciáveis e multiplicidades de anéis e módulos

Processo: 10/03525-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Vigência: 01 de junho de 2010 - 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Pesquisador responsável:Marcelo José Saia
Beneficiário:Marcelo José Saia
Pesquisador visitante: Roberto Callejas Bedregal
Inst. do pesquisador visitante: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Brasil
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/54222-6 - Singularidades, geometria e equações diferenciais, AP.TEM

Resumo

O tema central do projeto é o estudo de métodos e técnicas algébricas que permitam a classificação e o reconhecimento das singularidades de aplicações diferenciáveis através do estudo de seus invariantes. Este estudo passa pelo desenvolvimento de métodos que permitem o cálculo de multiplicidades associadas a ideais e módulos. Um dos principais objetos algébricos associados às singularidades é o fecho integral de ideais e módulos, pois através destes é possível a determinação de invariantes numéricos, bem como os diversos tipos de multiplicidades. Uma ferramenta muito importante em ambas as abordagens é a determinação de filtrações de Newton convenientes para a aplicação dos métodos descritos acima. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALLEJAS-BEDREGAL, R.; SAIA, M. J.; TOMAZELLA, J. N. EULER OBSTRUCTION AND POLAR MULTIPLICITIES OF IMAGES OF FINITE MORPHISMS ON ICIS. Proceedings of the American Mathematical Society, v. 140, n. 3, p. 855-863, MAR 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.