Busca avançada
Ano de início
Entree

Michel Kleitz |Conseil National de la Recherche Scientifique - França

Processo: 10/51293-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 16 de outubro de 2010 - 15 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eliana Navarro dos Santos Muccillo
Beneficiário:Eliana Navarro dos Santos Muccillo
Pesquisador visitante: Michel Kleitz
Inst. do pesquisador visitante: Université de Grenoble, França
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53241-9 - Estudo de fenômenos intergranulares em materiais cerâmicos, AP.TEM
Assunto(s):Eletrólitos  Espectroscopia de impedância  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Análise do comportamento intergranular da condutividade elétrica em cerâmicas policristalinas de céria-gadolínia. Serão preparadas amostras cerâmicas de céria-gadolínia com três diferentes teores de dopantes: 1mol%, 5mol% e 20mol%. Os pós cerâmicos serão sintetizados por meio da técnica de coprecipitação. Os pós serão analisados por meio de espalhamento laser para determinação da distribuição de tamanho de partículas, adsorção-dessorção gasosa para determinação de área de superfície específica e difração de raios X para avaliação das fases cristalográficas. Os pós cerâmicos serão compactados e sinterizados sob vários perfis temperatura-tempo de patamar. Os compactos sinterizados serão analisados por meio de difração de raios X e por microscopia eletrônica de varredura e microscopia de varredura por sonda para avaliação de tamanho médio de grão e sua distribuição. A análise do comportamento elétrico será feita por meio da técnica de espectroscopia de impedância para avaliação de comportamento intergranular de amostras com diferentes teores de dopantes e diferentes distribuições de tamanho de grão. Medidas sob atmosferas oxidante e redutora permitirão a avaliação das contribuições iônica e eletrônica para o processo de condução elétrica nestes materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Cerâmica mais densa 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUCCILLO, R.; MUCCILLO, E. N. S.; KLEITZ, M. Densification and enhancement of the grain boundary conductivity of gadolinium-doped barium cerate by ultra fast flash grain welding. Journal of the European Ceramic Society, v. 32, n. 10, p. 2311-2316, AUG 2012. Citações Web of Science: 48.
MUCCILLO, REGINALDO; KLEITZ, MICHEL; MUCCILLO, ELIANA N. S. Flash grain welding in yttria stabilized zirconia. Journal of the European Ceramic Society, v. 31, n. 8, p. 1517-1521, JUL 2011. Citações Web of Science: 53.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.