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Metodologia de cursos de educação ambiental frente aos parâmetros curriculares nacionais nos vales do Paraiba e do Ribeira, SP

Processo: 98/13973-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de novembro de 1999 - 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:José Luiz Timoni
Beneficiário:José Luiz Timoni
Instituição-sede: Instituto Florestal. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). Fundação Florestal - Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
Bolsa(s) vinculada(s):03/01074-6 - Metodologia de cursos de educação ambiental frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais nos vales do Paraíba e Ribeira - SP, BP.TT
02/08438-0 - Metodologia de cursos de educação ambiental frente aos parâmetros curriculares nacionais nos vales do Paraíba e Ribeira - SP, BP.TT
02/08602-5 - Metodologia de cursos de educação ambiental frente aos parâmetros curriculares nacionais nos vales do Ribeira e Paraíba - SP, BP.TT
Assunto(s):Métodos de ensino  Educação ambiental  Ensino fundamental  Didática  Currículos e programas  Vale do Paraíba  Vale do Ribeira (SP) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_202_154_155.pdf

Resumo

A proposta é estabelecer uma metodologia de cursos de educação ambiental (EA) inseridos na prática profissional do professor do ensino fundamental da rede oficial, conscientizando-o sobre a necessidade da inserção da temática ambiental de forma interdisciplinar, como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), principalmente em regiões que possuem áreas degradadas e com vocação florestal ou regiões com grandes áreas protegidas. Os PCN são diretrizes que pretendem levar às escolas as questões ausentes no curriculum, entre elas as de meio ambiente, como temas transversais, tratados em todas as disciplinas. O instituto Florestal, a Fundação Florestal, a Delegacia de Ensino de Guaratinguetá e a Reserva Ecológica Fazenda Boa Vista, possuem experiência de cursos com a temática da educação ambiental e da recuperação florestal, principalmente, no Vale do Paraíba, que contribuíram para uma modificação na prática educacional do professor, sendo necessária, entretanto, a sistematização de uma política eficaz e inserida na prática educativa. Serão compatibilizadas políticas públicas educacionais, ambientais e específicas para EA e realizado diagnóstico participativo regional. As ações para a elaboração da presente proposta terão acompanhamento pedagógico pelas delegacias de ensino de Guaratinguetá e registro nas orientações técnicas. O monitoramento das atividades desenvolvidas será definido pelas instituições parceiras. Justifica-se a área de estudo, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba, pela carência de políticas, pelos trabalhos em EA e por serem áreas de vocação florestal, com a maior cobertura florestal do estado de São Paulo, contando com extensas áreas protegidas por unidades de conservação, onde a proteção dos mananciais e a biodiversidade são objetivos principais; como também, contarem com extensas áreas a serem recuperadas. Início do projeto: fevereiro/99 - término: agosto/99. (AU)