Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização da síndrome respiratória aguda murina associada à malária severa: estudo da interação parasita-hospedeiro

Processo: 10/11925-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 11 de outubro de 2010 - 17 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Sabrina Epiphanio
Beneficiário:Sabrina Epiphanio
Pesquisador visitante: Silvia Vilar Portugal
Inst. do pesquisador visitante: Universidade de Lisboa, Portugal
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/53256-7 - Identificação e caracterização da síndrome respiratória aguda murina associada à malária severa: estudo da interação parasito-hospedeiro, AP.JP
Assunto(s):Plasmodium vivax  Malária  Doenças respiratórias  Pulmão  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

A malária é responsável por cerca de 1 milhão de mortes anualmente, sendo um dos principais problemas de Saúde Pública em países em desenvolvimento. Plasmodium vivax é a espécie dominante de malária fora do continente africano, sendo responsável por 25 a 40% dos casos de malária no mundo. Embora considerada uma doença benigna, a infecção por esta espécie pode ser altamente debilitante e, muitas vezes, fatal. Infecções por P. vivax têm sido, recentemente, relacionadas com a síndrome respiratória aguda (SRA), caracterizada pela diminuição da capacidade de trocas gasosas e aumento da atividade leucocitária e de mediadores inflamatórios nos pulmões. O grande número de fatores que potencialmente estão envolvidos na SRA, associados às grandes dificuldades no estudo da doença em humanos faz com que as bases moleculares desta disfunção pulmonar permaneçam ainda mal compreendidas. Modelos murinos têm sido muito importantes para a compreensão dos mecanismos da patogênese da malária severa, como os modelos desenvolvidos para a malária cerebral e síndromes placentárias e anêmicas. Entretanto, até o momento não existe um modelo definido e caracterizado para o estudo da SRA associada à malária. Este projeto visa estabelecer e analisar um modelo murino que reproduza as características patológicas observadas na SRA humana, bem como identificar biomarcadores moleculares com potencial importância para um diagnóstico precoce e um prognóstico preciso da SRA associada à malária. O estabelecimento deste modelo trará uma importante contribuição para o entendimento da malária pulmonar, por meio da compreensão das bases moleculares da enfermidade, além de possibilitar novos estudos direcionados ao desenvolvimento de novas metodologias de diagnóstico e tratamento da SRA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERCUNDES, MICHELLE K.; ORTOLAN, LUANA S.; DEBONE, DANIELA; SOEIRO-PEREIRA, PAULO V.; GOMES, ELIANE; AITKEN, ELIZABETH H.; NETO, ANTONIO CONDINO; RUSSO, MOMTCHILO; D' IMPERIO LIMA, MARIA R.; ALVAREZ, JOSE M.; PORTUGAL, SILVIA; MARINHO, CLAUDIO R. F.; EPIPHANIO, SABRINA. Targeting Neutrophils to Prevent Malaria-Associated Acute Lung Injury/Acute Respiratory Distress Syndrome in Mice. PLOS PATHOGENS, v. 12, n. 12 DEC 2016. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.