Busca avançada
Ano de início
Entree

Claude Ledoux: análise musical - impacto de tradições populares na composição musical: forma e estrutura, complexidade, tradição e modernidade, interdisciplinaridade

Processo: 09/06159-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 04 de julho de 2009 - 17 de julho de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jose Augusto Mannis
Beneficiário:Jose Augusto Mannis
Pesquisador visitante: Claude Ledoux
Inst. do pesquisador visitante: Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, França
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical  Teoria musical  Composição musical  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

A visita do Prof. Ledoux é prosseguimento de atividades de cooperação internacional iniciadas em 2008 (Proc. Fapesp 2008/04364-9) envolvendo UNICAMP (Brasil), UNTREF (Argentina), Centro Nacional de la Musica - sede RICMA: Red de Investigación y Creación Musical de América (Chile), o Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (CNSMDP) e Universidade de Lille 3 (França). Este pedido para o prof. Ledoux está diretamente vinculada às visitas dos Profs. Alexandros Markeas e Ricardo Mandolini no próximo mês de julho, bem como à vinda de Gretchen Amussen (CNSMDP), Alejandro Iglesias (UNTREF) e José Sosaya (Conserv. de Lima, Peru) que aqui estarão discutindo Criação contemporânea a partir de musica popular bem como perspectivas de desdobramentos deste programa de atividades com Brasil, Argentina, Chile, Peru e França. São quatro pedidos encaminhados à FAPESP vinculados entre si, se beneficiando de financiamento já aprovado pelo governo francês. O projeto na França denomina-se "Investigation, création et patrimoine musical en Amérique Latine", sendo coordenado por Gretchen Amussen, Sous-Directrice des Affaires Extérieures et de la Communication. Este pedido para o Prof. Ledoux busca também dar continuidade ao intercâmbio dos docentes locais com o convidado, bem como estreitar relações com a cadeira de Análise Musical do CNSMDP com interesse especial em métodos, procedimentos e técnicas de análise musical comparativamente ao que vem sendo desenvolvido localmente na Unicamp (IA/Depto de Música) como desdobramento do PROJETO TEMÁTICO FAPESP 03/01253-8 "COMPUTADOR COMO AMBIENTE DE CRIAÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL", coord. Prof.Dr. Silvio Ferraz, iniciado em 03/2004 finalizado em 03/2008, do qual este proponente participou, juntamente com a Profa. Dra. Denise Garcia. O enfoque previsto nesta proposta abrange eixos metodológicos não abordados na visita precedente: 1. o aprofundamento das noções de "Forma" e "Estrutura" recorrendo a critérios musicais, linguísticos, etnomusicológicos e psicológicos da atualidade; 2. Uma definição de categorias paramétricas questionadas na década de 1980 após investigações sobre a matéria sonora e o deslocamento de escalas de observação; 3. O problema da complexidade em relação às ideologias populares e cultas; 4. Noções de "emergência" no âmbito da composição contemporânea, entre tradição e modernidade; 5. A interdisciplinaridade e sua aplicação conceitual segundo modelos propostos pelo sociólogo e pensador francês Edgard Morin. Abordagens em análise: a. Relações entre músicas populares norte-americanas e música culta europeia observadas em obras de Stefano Gervasoni (Godspell); b. Deslocamentos ideológicos no emprego de músicas populares em músicas cultas; c. Entre fractalidade, teoria do caos e musicas Aksak (Sippal, Dobbal, Nadiheg ou Concerti de Gyorgy Ligeti); d. Alguns casos referentes à relação entre o religioso ou o espiritual e a technologia (Stockhausen); e. Da música Pop-Rock à música culta (Fausto Romitelli); f. Espectralidade encontrada em tradições populares da América do Sul e escritura contemporânea - o popular revisitado pela informática (3º quarteto de cordas "Las lagrimas de um angel" e "Les levants de Tihuanaco" para orquestra compostas pelo pesquisador visitante, Claude Ledoux. Estes estudos específicos sobre as relações entre os compositores e músicas de outras tradições será o ponto de partida para examinar estratégias composicionais (processos criativos) relacionados a esta situação, para em seguida desenvolver metodologias adequadas para estas investigações. O pesquisador solicitou desta vez chegar com 2 dias de antecedência para se recuperar do jet lag e preparar o extenso material trazendo consigo. As atividades serão realizadas na Unicamp de segunda sexta feira, com repouso sábado e domingo para preparar a semana seguinte. Primeira série: 06 a 10/Jul; Segunda série: de 13 a 17/Jul. Participarão pesquisadores, docentes, alunos, interessados externos. (AU)