Busca avançada
Ano de início
Entree

Ariel Zandivarez | Inst. de Astronomia Teórica y Experimental - Argentina

Processo: 11/50002-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Beneficiário:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Pesquisador visitante: Ariel Zandivarez
Inst. do pesquisador visitante: Instituto de Astronomía Teórica y Experimental (IATE), Argentina
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56213-9 - Nova física no espaço: formação e evolução de estruturas no universo, AP.TEM
Assunto(s):Estrutura da terra  Telescópios  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

Este projeto se insere no temático sobre "A Formação e Evolução de Estruturas no Universo", liderado pelo Prof. Opher (2006/56213-9). O projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo Dr. Ariel Zandivarez no IAG/USP, visa, em última instância, desenvolver ferramentas importantes para o projeto JPAS (Javalambre Physics of the Accelerating Universe Survey). A participação brasileira no projeto JPAS será a construção de uma câmera de 14 CCDs de grande formato para um telescópio de 2.5m (projeto FAPESP EMU 2009/16910-0) e de 1 CCD de 10k x 10k pixeis para um telescópio de 0.8m, a serem instalados em Teruel na Espanha. Um segundo telescópio de 0.8m foi financiado pela FAPESP, para o mesmo projeto, a ser colocado no hemisfério sul (projeto FAPESP EMU 54202-8 - coordenadora Claudia Oliveira). A função inicial do telescópio de 2.5m será a de fazer um mapeamento do céu em todo o hemisfério norte, em 40 bandas estreitas, de 4000 a 8000 Anstrons, o que nos dará acesso a um importante estudo de estruturas do universo, como aglomerados e grupos de galáxias, com espectroscopia de baixa resolução, para objetos com i < 22. Um dos projetos a serem desenvolvidos pelo Dr. Zandivarez será o de fazer simulações de estruturas em grandes escalas, como "visto" pelo JPAS, ou seja, em 40 bandas estreitas. O Dr. Zandivarez é um expert em algoritmos de procura de estruturas em grande escala e aplicará seus conhecimentos em um banco de dados simulados (mock catalogs) para depois aplicar as mesmas ferramentas ao banco de dados reais que começarão a ser coletados dos telescópios JPAS em 2013. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANDIVAREZ, ARIEL; DIAZ-GIMENEZ, EUGENIA; DE OLIVEIRA, CLAUDIA MENDES; GUBOLIN, HENRIQUE. Are compact groups hostile towards faint galaxies?. Astronomy & Astrophysics, v. 572, DEC 2014. Citações Web of Science: 3.
ZANDIVAREZ, A.; DIAZ-GIMENEZ, E.; MENDES DE OLIVEIRA, C.; ASCASO, B.; BENITEZ, N.; DUPKE, R.; SODRE, JR., L.; IRWIN, J. Assessing the reliability of friends-of-friends groups on the future Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey. Astronomy & Astrophysics, v. 561, JAN 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.