Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese sovoltérmica de manganitas multiferróicos com morfologia e tamanho de grãos controlados

Processo: 11/00922-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 06 de junho de 2011 - 05 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José Arana Varela
Beneficiário:José Arana Varela
Pesquisador visitante: Zorica Brankovic
Inst. do pesquisador visitante: University of Belgrade, Sérvia
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Materiais cerâmicos  Materiais ferroelétricos  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

Materiais multiferróicos exibem propriedades simultâneas de polarização ferroelétrica e ferromagnética e um acoplamento entre elas. Devido ao acoplamento entre os domínios ferroelétricos e ferromagnéticos, os materiais multiferróicos apresentam uma gama de fenômenos e aplicações. As manganitas de bismuto e terras raras constituem uma classe muito importante de materiais multiferróicos. Estas manganitas apresentam várias fases cristalográficas que influem em suas propriedades elétricas e magnéticas. Por outro lado, a manganita de bismuto é um composto metaestável que pode ser sintetizado em condições extremas de temperatura e pressão. O grande desafio é preparar esses compostos com estrutura controlada e propriedades microestrutural ótimas usando métodos químicos e mecânicos alternativos do tipo mecanoquímica e síntese sovoltérmica. O objetivo da pesquisa da Dra. Zorica Brankovic será preparar compostos de YMnO3 e BiMnO3 nanoestruturados em forma de filmes finos e cerâmicas e correlacionar os parâmietros morfológicos com as propriedades elétricas e magnéticas. A Dra. Zorica Brankovic tem muita experiência em síntese de estruturas complexas utilizando métodos químicos e mecânicos. Desta forma ela deverá colaborar com a linha de pesquisa em materiais multiferróicos desenvolvido pelo grupo, mas limitado em ferritas de bismuto. Esta linha de pesquisa é extremamente estratégica e vem sendo estudado por vários grupos importantes do mundo com excelentes perspectivas na utilização flexível desses materiais com aplicações no campo da eletrônica que exigem campos elétricos e magnéticos, principalmente em memórias não voláteis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANKOVIC, Z.; BRANKOVIC, G.; POCUCA-NESIC, M.; STANOJEVIC, Z. MARINKOVIC; ZUNIC, M.; GOLIC, D. LUKOVIC; TARARAM, R.; CILENSE, M.; ZAGHETE, M. A.; JAGLICIC, Z.; JAGODIC, M.; VARELA, J. A. Hydrothermally assisted synthesis of YMnO3. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 41, n. 10, B, p. 14293-14298, DEC 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.