Busca avançada
Ano de início
Entree

Philip J. Gersmehl | Central Michigan University - Estados Unidos

Processo: 11/50316-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 09 de maio de 2011 - 15 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Sonia Maria Vanzella Castellar
Beneficiário:Sonia Maria Vanzella Castellar
Pesquisador visitante: Philip J. Gersmehl
Inst. do pesquisador visitante: Central Michigan University (CMU), Estados Unidos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia  Mapeamento geográfico  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

a) aula na Pós Graduação, Geografia Humana intitulada "Alfabetização Cartográfica, a formação dos conceitos científicos em Geografia: encaminhamento para Construção da Aula". Essa disciplina tem como principal objetivo abordar as concepções atuais sobre a Cartografia e proporcionar análises de conceitos do conhecimento geográfico, as novas tendências do ensino de cartografia e a importância deste na formação docente. Durante o curso serão abordadas três questões: 'Building a Scaffold for Spatial Thinking - Primary School through College'; 'Mapping the Brain - How People Think about Space and Time' e por último, 'Spatial Sequences and Hierarchies - Geography, Reading, and Math'. Nas aulas, as discussões versarão acerca dos referenciais teóricos que fazem parte das ações docentes e que, por sua vez, estão articuladas a aprendizagem da cartografia escolar bem como as transformações atuais do ensino procurando entender os seus fundamentos teóricos e metodológicos; b) Participação no grupo de Pesquisa liderado pela Profa. Dra. Sonia Castellar, intitulado "Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares" no qual aprofundará as discussões realizadas durante o curso e que priorizará, conforme já apontado no item anterior, a aprendizagem dos conceitos cartográficos dando para isso um foco maior na utilização de linguagens que visam e as implicações para o ensino e a aprendizagem interdisciplinary) Realização de visita a escola estadual Ruth Cabral Troncarelli, localizada na zona leste da cidade de São Paulo'. Vale ressaltar que a visita tem por finalidade ampliar as discussões realizadas durante o Projeto de Ensino Público financiado pela FAPESP que se encerrou no ano de 2010 no qual participaram 10 professores, 2 coordenadores e a diretora. Na visita, pretende-se focar dois pontos: a atuação do professor mediando a aprendizagem e a aprendizagem de conteúdos interdisciplinares que perpassam conceitos como os da cidade redes e fluxos. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.