Busca avançada
Ano de início
Entree

Visita do Dr. Mark A. Vaughan: aperfeiçoamento do algoritmo de análises dos dados LIDAR e dados do satélite CALIPSO

Resumo

O pesquisador Mark Vaughan é atualmente responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento do algoritmo de análise dos dados do Satélite CALIPSO, missão responsável em desenvolver um sistema Lidar a bordo de um satélite para medidas do perfil atmosférico global desenvolvido na NASA. Seu trabalho consiste em desenvolver ferramentas computacionais que detectam e definem camadas de aerossóis ou nuvens na atmosfera global, e ainda quais seus tipos e principais características, além de automatizar todas essas rotinas de análises. Assim, sua visita será fundamental para a implementação e consolidação de novas rotinas de análise dos dados do sistema Lidar do IPEN e do Satélite CALIPSO para a região metropolitana de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, F. J. S.; LANDULFO, E.; VAUGHAN, M. A. Evaluating CALIPSO's 532 nm lidar ratio selection algorithm using AERONET sun photometers in Brazil. Atmospheric Measurement Techniques, v. 6, n. 11, p. 3281-3299, 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.