Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de alta energia na atmosfera solar e os seus diagnósticos

Processo: 11/09700-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 05 de outubro de 2011 - 04 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jean Pierre Raulin
Beneficiário:Jean Pierre Raulin
Pesquisador visitante: Vladimir Makhmutov
Inst. do pesquisador visitante: Russian Academy of Sciences (RAS), Rússia
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/06847-1 - Emissões da atividade solar do submilimétrico ao infravermelho (SIRA), AP.TEM
Assunto(s):Atividade solar  Erupção solar  Atmosfera solar  Raios cósmicos  Infravermelho  Ondas submilimétricas  Complejo Astronómico El Leoncito (CASLEO) 

Resumo

O objetivo deste projeto é a utilização de novos diagnósticos de observação (a) os eventos explosivos na atmosfera solar e das suas consequências na atmosfera da Terra e (b) a modulação de raios cósmicos e solares de aceleração de partículas. As direções principais de investigação científica e atividades no projeto proposto são os seguintes: 1. Em primeiro lugar, refere-se ao estudo da natureza de modulação de raios cósmicos galácticos usando dados experimentais obtidos em El Leoncito pelo aparelho de raios cósmicos CARPET. 2. A segunda parte diz respeito à análise das explosões solares registradas pelo Submillimeter Solar Telescope (SST) na CASLEO, agora complementado com a polarímetros solar, bem como grandes eventos solares durante o ano passado. 3. Em vista dos resultados importantes obtidos até agora (usando o dispositivo CARPET em El Leoncito), o futuro desenvolvimento deste complexo, e os instrumentos possíveis, as suas características e design serão discutidos durante a minha estadia em CRAAM. (AU)