Busca avançada
Ano de início
Entree

Intercâmbio de atividades de ensino e pesquisa sobre prática e educação interprofissional em saúde e enfermagem

Processo: 11/11295-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 14 de novembro de 2011 - 22 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marina Peduzzi
Beneficiário:Marina Peduzzi
Pesquisador visitante: Ian James Norman
Inst. do pesquisador visitante: University of London, Inglaterra
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação interprofissional  Trabalho em grupo  Relações interpessoais 

Resumo

Professor Ian James Norman compõe o grupo de docentes da Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, Kings College London, no período entre 1997 e 2006 como professor de Enfermagem e Cuidados Interdisciplinares e desde então como Professor Associado à Direção da Escola. Desenvolve pesquisa em duas linhas: Força de Trabalho e Educação em Saúde e Enfermagem, nas quais vem produzindo estudos sobre iniciativas implementadas para a melhoria da prestação de serviços de saúde e de seus resultados para pacientes e trabalhadores. No interior dessas linhas de investigação o Professor tem especial interesse e experiência acadêmica na temática "prática e educação interprofissional" o que justifica a presente proposta de intercâmbio que visa aprofundar o conhecimento sobre o tema, bem como fortalecer parceria para o desenvolvimento conjunto de pesquisa e formação de recursos humanos, em particular alunos de pós-graduação.Professor Ian James Norman também tem experiência de atuação junto a corpos editoriais de periódicos científicos internacionais. Desde 2005 é Editor Chefe do periódico International Journal of Nursing Studies e no período entre 2002 e 2005 foi seu Editor Assistente. Vale destacar que o Professor Ian James Norman foi supervisor do programa de pós-doutorado realizado pela Professora Dra. Marina Peduzzi do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, no Kings College London, no período de 01/09/2010 a 28/02/2011. O programa de pós-doutorado teve o objetivo geral de consolidar conhecimento sobre o tema "educação interprofissional em saúde e enfermagem" e objetivo específico de realizar adaptação transcultural de questionário elaborado em língua inglesa e utilizado em pesquisas desenvolvida na Inglaterra com a participação do referido Professor. A pesquisa do pós-doutorado tem continuidade com a realização da validação do instrumento adaptado a língua portuguesa no contexto brasileiro. O pós-doutorado foi realizado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (processo 2005 34/2010-6) e o estudo desenvolvido com auxílio pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo 2010/03107-2).O tema "prática e educação interprofissional" vem sendo debatido há décadas na área da saúde e enfermagem e, desde 2010, ganha destaque no cenário internacional dada sua reconhecida contribuição para aumentar a resolubilidades dos serviços de saúde e a qualidade da atenção à saúde. Esse destaque pode ser observado, em especial a partir da publicação do documento 'Framework for action on interprofessional education & collaborative practice' da Organização Mundial da Saúde (WHO, 2010) e do Dossiê The Lancet 'Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world (Frenk et al, 2010). A educação interprofissional tal como vem sendo abordada na literatura internacional, só recentemente é introduzida no Brasil e requer fortalecimento por meio de atividades de ensino e pesquisa. (AU)