Busca avançada
Ano de início
Entree

A inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino pré-universitário: contextos da pesquisa e da inovação curricular na Alemanha

Processo: 11/11471-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 24 de setembro de 2011 - 03 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Pesquisador visitante: Gesche Pospiech
Inst. do pesquisador visitante: Technische Universität Dresden (TU Dresden), Alemanha
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências  Física moderna  Ensino médio  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

O plano de atividades da Profa. Dra. Gesche Pospiech envolve discutir em conjunto com nossa equipe possíveis abordagens metodológicas para a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino pré-universitário. Considerando a ampla experiência alemã com o tema, trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer as estratégias adotadas neste país, tanto no que diz respeito à seleção de conteúdos e metodologias didáticas, como questões associadas à formação de professores. A inserção de tópicos de FMC em nível médio traz muitos desafios como a formalização matemática, o "inchaço" curricular, a formação docente, entre outros. No contexto brasileiro, o NUPIC (grupo coordenado pelo proponente Brasileiro do pedido) tem uma tradição de mais de dez anos investigação sobre o tema. Dessa forma, a troca de experiências será fundamental para ampliar as possibilidades de investigação do grupo e de implementação de temas de FMC em sala de aula. É vislumbrado também o estabelecimento de um projeto de cooperação entre os grupos (submetido ao Edital MCT/CNPq nº 72/2010 - Cooperação Científica e Tecnológica com a Alemanha/DFG). Em linhas gerais, o workshop abordará a história da implementação de tópicos de FMC no Ensino Médio na Alemanha bem como sua situação atual, as tradições alemãs de pesquisa sobre o tema e as implicações para a formação de professores. Um dos focos principais será a superação do obstáculo da formalização matemática no ensino de tópicos de Mecânica Quântica, uma vez que esta pesquisadora tem se dedicado sistematicamente ao tema. (AU)