Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de dados para experimentos de ondas gravitacionais

Processo: 11/11719-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Odylio Denys de Aguiar
Beneficiário:Odylio Denys de Aguiar
Pesquisador visitante: Massimo Tinto
Inst. do pesquisador visitante: Jet Propulsion Laboratory (JPL), Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56041-3 - Nova física no espaço: ondas gravitacionais, AP.TEM
Assunto(s):Relatividade geral  Ondas gravitacionais  Detecção de ondas gravitacionais  Detector Mario Schenberg  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

Propomos investigar um certo número de problemas de pesquisa relevantes para a análise de dados de experimentos de ondas gravitacionais, tais como detectores de mass ressonante esférica, interferômetros espaciais, e medidas de "pulsar timing". Nosso trabalho proposto é particularmente no momento certo, pois: (i) o detector brasileiro de massa ressonante esférica Mario Schenberg (Universidade de São Paulo (USP) & Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)) é esperado começar a sua primeira corrida científica até o final de 2011; (ii) em 2012, membros do grupo de radioastronomia do INPE estão planejando observar um certo número de pulsares em colaboração com o Observatório de Radioastronomia na África do Sul, de forma a testar uma nova configuração de operação, na busca de radiação gravitacional; e (iii) o trabalho de estudo do sistema que eu venho fazendo nos últimos seis meses, em colaboração com o grupo de ondas gravitacionais do INPE, vai alcançar em 2012 um nível de maturidade que o tornará bastante relevante para o desenvolvimento de missões de interferômetros espaciais atualmente sendo considerados. O ano que vou estar no INPE me permitirá aumentar os laços de colaboração com membros dos grupos de ondas gravitacionais e radioastronomia, e contribuir para as atividades de pesquisa deles nestes tópicos. Além do mais, terei a oportunidade de envolver vários alunos de pós-graduação e dar um curso sobre análise de dados de ondas gravitacionais em 2012 na pós-graduação em astrofísica do INPE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TINTO, MASSIMO; DE ARAUJO, JOSE C. N.; AGUIAR, ODYLIO D.; ALVES, MARCIO E. S. Searching for gravitational waves with a geostationary interferometer. Astroparticle Physics, v. 48, p. 50-60, AUG 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.