Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência de casos de violência doméstica e sexual nos serviços de saúde em São Paulo e desenvolvimento de tecnologia de atendimento para programas de saúde da mulher

Resumo

Investigaremos a ocorrência de casos de violência doméstica e sexual entre usuárias de serviços de saúde (UBS e PS) que são portas de entrada da rede pública em São Paulo. Serão estudados os casos e o grau de acolhimento dos serviços, pesquisando-se, para mulheres de 15 a 49 anos, a frequência e a caracterização dos episódios de violência, o padrão de uso dos serviços e queixas, diagnósticos e resoluções dadas. Parte-se da hipótese, sustentada pela literatura internacional, de que mulheres em situação de violência criam padrão de uso repetitivo dos serviços e apresentam demandas recorrentes, de difícil resolução, ainda que sejam diagnósticos de nível primário. Tal literatura mostra a alta prevalência dessas situações e os altos custos envolvidos com a baixa resolutividade dos serviços. Não havendo dados para o Brasil, este projeto é pioneiro, e tomará por base protocolo e instrumentos para investigações deste tipo a partir do questionário americano Abuse Assessment Screening e de dados de pesquisa similar por nós realizada em estudo de caso, além de nossa experiência de organização e avaliação de programas de saúde. A investigação centra-se nos serviços (amostra de usuárias por serviço), com a aplicação de entrevistas, auditoria de prontuários e grupos focais com profissionais. Com base nos resultados e como subsidio à política de saúde e programas de atenção integral à mulher, viabiliza-se ulterior formulação e avaliação de programas assistenciais e de tecnologia de cuidados apropriada, no sentido de constituir um primeiro atendimento no trato da violência e conectado à rede especializada por referenciamento. Nessa fase, a Secretaria da Saúde do Estado auxiliará na seleção das unidades e critérios amostrais, bem como na adaptação dos instrumentos, participando de treinamentos da equipe de campo e de sua supervisão, sendo habilitada para inquérito epidemiológico, auditoria de prontuários e realização de grupos focais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIA GARCIA DURAND; LILIA BLIMA SCHRAIBER. Violência na gestação entre usuárias de serviços públicos de saúde da Grande São Paulo: prevalência e fatores associados. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 10, n. 3, p. -, Set. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.