Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições de pesquisador de programa de acesso canadense para a compreensão do processo de transição de graduandos indígenas brasileiros entre práticas letradas vernaculares e práticas letradas acadêmicas

Processo: 11/14150-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 24 de março de 2012 - 02 de abril de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Maria Silvia Cintra Martins
Pesquisador visitante: Kathleen Ruth Matheos
Inst. do pesquisador visitante: University of Manitoba, Canadá
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Letramento digital  Indígenas  Tecnologias da informação e comunicação  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

I - Primeira Semana: 1. 29/11/11: Levantamento das demandas tecnológicas necessárias para o projeto que firmamos de um curso de verão entre instituições internacionais: o levantamento será feito junto ao DL/UFSCar. 2. 29-30/11/11: Levantamento do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem com vistas ao aprimoramento das conexões on-line entre os estudantes de ambos os países: este levantamento terá foco preferencial nos graduandos indígenas da UFSCar e será feito por meio e entrevistas a serem aplicadas a um estudante (escolhido aleatoriamente) de cada departamento. 3. 29/11/1: Oficina para a análise comparativa de dados referentes ao progresso acadêmico dos graduandos indígenas: esta oficina levará em consideração dados a serem obtidos junto ao Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. 4. 30/11 - 02/12 - Participação no estabelecimento de conexão via SKYPE entre Grupo de Estudos e Pesquisa da "University of Manitoba" e o Grupo de Pesquisa LEETRA/UFSCar: Em caráter experimental, a conversação será estabelecida na Sala de Projeções do DL com a duração de sessenta minutos em cada sessão. Segunda Semana: 1. 05/12/11: Coordenação de oficina com a participação de graduandos indígenas da UFSCar com vistas a desenvolver conexões entre estudantes indígenas brasileiros e canadenses, compartilhando políticas e práticas relativas à retenção e ao sucesso dos estudantes: as oficinas serão realizadas na Sala de Projeções do DL/UFSCar e no Laboratório LEETRA, com a duração de trinta minutos por sessão. 2. 06/12 - 08/12/11: Mini-curso de seis horas, em forma de oficinas, extensivo à comunidade acadêmica da UFSCar, com vistas a compartilhar as oportunidades e obstáculos existentes para os graduandos indígenas no acesso e integração de tecnologia dentro de seu ambiente de aprendizagem, assim como para o desenvolvimento de "blended learning". 3. 08/12/11: Palestra com a temática "Sharing Web 2.0 technologies and open source software and resources". 4. 09/12/11: Reunião com o Grupo de Pesquisa LEETRA. (AU)