Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento molecular de agentes tripanossomicidas para o tratamento da Doença de Chagas

Processo: 11/20572-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Montanari
Beneficiário:Carlos Alberto Montanari
Pesquisador visitante: Peter W. Kenny
Inst. do pesquisador visitante: Pessoa Física - Inglaterra, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento de fármacos  Cinética enzimática  Inibidores enzimáticos  Tripanossomicidas  Trypanosoma cruzi  Cruzaína  Doença de Chagas 

Resumo

O Grupo de Química Medicinal do IQSC/USP tem-se dedicado ao planejamento molecular de inibidores enzimáticos dentro do conceito global da descoberta e desenvolvimento de fármacos. O primeiro passo do processo é identificar os compostos químicos que são classificados como ligantes dos alvos enzimáticos compostos de proteínas do Trypanosoma cruzi obtidos por formas recombinantes. As três enzimas utilizadas como alvo pelo grupo são gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase (TcGAPDH), diidroorato desidrogenase (TcDHODH) e cruzaina. O nosso grupo tem contribuído para o reconhecimento de que eles são bons alvos para a busca de agentes tripanossomatídeos. Isso é extremamente importante porque o objetivo de encontrar novos agentes atuando através de modo de ação conhecido continua a ser de capital importância na gênese planejada de fármacos. Além disso, é importante ressaltar que a identificação é realizada nos estágios iniciais do processo de planejamento molecular que evolui para o estágio de otimização, como na presente proposta. Os inibidores identificados em estudos anteriores realizados em nosso grupo através de ensaios primários foram confirmados em ensaios secundários quando os estudos de relações estrutura-atividade (SAR) foram realizados. Assim, assumindo que as substâncias que são fármaco-similares têm afinidades máximas pelos sítios ativos das enzimas, a identificação de inibidores que atuam por mecanismo competitivo ao sítio ativo aparece como valioso no processo de validação e inibição do T. cruzi. Considerando que vários dos inibidores identificados em trabalhos anteriores também são ativos contra formas infectivas do T. cruzi, validando assim a nossa hipótese, podemos concluir que esta é uma boa abordagem para a busca de novos agentes tripanossomatídeos agindo contra as enzimas estudo. Portanto, o objetivo principal desta proposta é o uso de estratégias de reposicionamento de fármacos para identificar, principalmente, inibidores da cruzaina com maior potencia contra o T. cruzi. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KENNY, PETER W.; LEITAO, ANDREI; MONTANARI, CARLOS A. Ligand efficiency metrics considered harmful. Journal of Computer-Aided Molecular Design, v. 28, n. 7, p. 699-710, JUL 2014. Citações Web of Science: 30.
KENNY, PETER W.; MONTANARI, CARLOS A.; PROKOPCZYK, IGOR M.; SALA, FERNANDA A.; SARTORI, GERALDO RODRIGUES. Automated molecule editing in molecular design. Journal of Computer-Aided Molecular Design, v. 27, n. 8, p. 655-664, AUG 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.