Auxílio à pesquisa 11/23488-3 - Biografias, Sociologia educacional - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Por uma sociologia das rupturas biográficas: intelectuais e militantes de origem popular no campo econômico e no campo intelectual

Processo: 11/23488-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 22 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 05 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Kimi Aparecida Tomizaki
Beneficiário:Kimi Aparecida Tomizaki
Pesquisador visitante: Jean-Pierre Faguer
Instituição do Pesquisador Visitante: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biografias  Sociologia educacional  Intercâmbio de pesquisadores  Colaboração científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biografias | Pierre Bourdieu | Sociologia da educação | Sociologia da Educação

Resumo

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a interlocução com o Prof. Jean-Pierre Faguer teve início durante meu estágio doutoral, entre 2003 e 2004, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, que foi financiado pela CAPES, e tem se estendido ao longo desses anos virtualmente ou pessoalmente, nas oportunidades em que pude voltar à França. Na minha última estadia em Paris, financiada no âmbito do meu atual projeto de pesquisa (processo FAPESP 2009/11542-3), pude discutir com Jean-Pierre Faguer minha atual investigação, bem como os pressupostos teóricos da herança sociológica de Pierre Bourdieu que poderiam auxiliar nas análises dos dados da pesquisa. Foi durante essa discussão que surgiu a ideia da vinda do Prof. Jean-Pierre Faguer ao Brasil para que déssemos dar continuidade a esse trabalho, aprofundando o debate teórico, sobretudo no que diz respeito à compreensão dos efeitos do alongamento da escolarização e da militância política sobre processos de ruptura biográfica entre membros das classes populares, com a vantagem que com sua vinda poderíamos, por meio da organização de diferentes atividades, estender tal debate a outros pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros.Assim, a participação do Prof. Jean-Pierre Faguer, da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, no Brasil será dividida fundamentalmente entre duas unidades da Universidade de São Paulo (FE e EACH), além de estarem previstas duas participações em destacadas Reuniões Científicas Nacionais: ANPED (Associação Nacional de Pesquisa em Educação) e ANPOCS (Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)