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A diferença, a diversidade, a educação infantil e a renovação pedagógica

Processo: 12/01746-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 18 de julho de 2012 - 04 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Anete Abramowicz
Pesquisador visitante: Michel Vandenbroeck
Inst. do pesquisador visitante: Ghent University (UGent), Bélgica
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil  Intercâmbio de pesquisadores  Colaboração científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança de zero a cinco anos | diferença | Educação Infantil | Renovação pedagógica | Sociologia da Infância | 7.08.07.00-0Tópicos Específicos de Educação

Resumo

O Prof. Michel Vandenbroeck é uma referência importante para aqueles que trabalham com a educação infantil na perspectiva da diferença. Tivemos a oportunidade de nos conhecermos em 2009 quando proferiu a conferência de abertura do EECERA (European Early Childhood Education Research Association, o qual é membro) cujo título era: Let us disagree. Em 2007 organizou em parceria com Gilles Brougère o livro: Repenser l'éducation des jeunes enfants. Bruxelles: Peter Lang, os artigos e os autores neste livro se dedicam aos temas presentes no amplo campo da diversidade na perspectiva da educação infantil, fazendo parte de um movimento, que vem sendo chamado, de renovação pedagógica europeia para a pequena infância. Entre os conceitos centrais que ele vem se dedicando destacam-se: a identidade cultural, identidade plural, pertencimento cultural e contexto sócio-político, a emergência de preconceitos na pequena infância, aspectos estruturais tais como a acessibilidade na educação pré-escolar. Tais temáticas, atuais também no Brasil, contribuirão para que as nossas pesquisas que vem sendo realizadas sob a clave da diferença: raça, etnia, classe social e gênero possam ganhar contribuições e aprofundamentos teóricos a partir daquilo que vem sendo produzido nas pesquisas que ele desenvolve com uma professora mexicana Ileana Seda, além de professores da Europa e da Ásia. Além disto, o professor propõe-se a discutir as práticas pedagógicas inovadoras e como são postas na prática em diversos países europeus (entre outros, Bélgica, França, Alemanha e Inglaterra). Nas práticas que ele apresentará, a ênfase será colocada entre outras: política de acessibilidade, diversificação de práticas, colaboração com a família de origens diversas, multilinguismo etc. Espera-se da visita, que será realizada pela primeira vez no Brasil:- aprofundar a relação entre os pesquisadores brasileiros com a Ghent University; - estabelecer uma rede, na qual as universidades brasileiras façam parte do debate e da renovação pedagógica na educação infantil; - auxiliar nas pesquisas que vem sendo realizadas sobre raça e temáticas da diferença, no sentido de procurar verificar de que maneira e quando o racismo aparece na criança pequena, objeto de suas pesquisas; - contribuir no debate sobre as práticas em educação infantil; - participar de seminários os quais se debaterão os projetos de mestrado e doutorado dos alunos; além da possibilidade da participação dos alunos que fazem parte do curso de especialização em educação infantil (convênio MEC/SEB/UFSCar); - contribuir teoricamente com o projeto: Educação e Sociologia da Infância no Brasil: uma genealogia em construção - proc. FAPESP 2010/05187-3 - que estamos desenvolvendo em que se pretende constituir o campo da sociologia da infância no Brasil, campo no qual o professor mantem estreitas relações. - participar do COLE, ministrando a conferência de encerramento cujo título é: A diferença grita: Escute! (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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