Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos desenvolvimentos e aplicações da teoria do dano concentrado

Processo: 12/02370-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Ana Lucia Homce de Cresce El Debs
Beneficiário:Ana Lucia Homce de Cresce El Debs
Pesquisador visitante: Julio Flórez-López
Inst. do pesquisador visitante: Universidad de los Andes, Colombia, Colômbia
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica das estruturas  Mecânica do dano  Fadiga das estruturas 

Resumo

Apesar do grande impacto que a mecânica do dano contínuo tem tido na pesquisa em engenharia estrutural, o seu número de aplicações na prática é ainda pequeno, por várias razões. A teoria do dano concentrado é uma versão simplificada da mecânica do dano contínuo que suprime muitos inconvenientes dos modelos mais complexos, mas que apresenta um campo de aplicações mais restrito, porém de grande interesse prático. Originalmente, a teoria do dano concentrado foi obtida combinando os métodos da mecânica da fratura e do dano com o conceito de rótula plástica. O resultado é um enfoque muito eficaz para a análise de pórticos de edifícios ou outras estruturas similares submetidas a grandes sobrecargas. Neste projeto se propõe o desenvolvimento de novas extensões da teoria do dano concentrado para estruturas e solicitações completamente diferentes. Estas aplicações são: a) A análise de fissuração nos revestimentos de concreto em túneis; b) A análise global de fadiga em pontes e plataformas "offshore"; c) A análise de fissuração nas paredes de alvenaria de preenchimento em pórticos. O objetivo procurado é que estes modelos simplificados possam substituir, ou ao menos complementar, as complexas análises por elementos finitos que são, atualmente, o enfoque habitual para a resolução desses problemas. Além destes estudos teóricos, propõe-se o desenvolvimento das correspondentes ferramentas computacionais a partir da implementação dos modelos em programas para análise estrutural não-linear.Finalmente, espera-se que durante o transcurso do projeto possam ser criados vínculos fortes entre os dois centros de pesquisa no Brasil e na Venezuela para futuros projetos de mais longo prazo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMORIM, DAVID L. N. DE F.; PROENCA, SERGIO P. B.; FLOREZ-LOPEZ, JULIO. Simplified modeling of cracking in concrete: Application in tunnel linings. ENGINEERING STRUCTURES, v. 70, p. 23-35, JUL 1 2014. Citações Web of Science: 9.
AMORIM, DAVID L. N. DE F.; PROENCA, SERGIO P. B.; FLOREZ-LOPEZ, JULIO. A model of fracture in reinforced concrete arches based on lumped damage mechanics. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOLIDS AND STRUCTURES, v. 50, n. 24, p. 4070-4079, NOV 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.