Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação a partir de meio fermentado de um colorante natural de aplicação industrial por sistemas aquosos bifásicos com líquidos iônicos

Processo: 12/09479-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 08 de agosto de 2012 - 07 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Adalberto Pessoa Junior
Beneficiário:Adalberto Pessoa Junior
Pesquisador visitante: Sónia Patrícia Marques Ventura
Inst. do pesquisador visitante: Universidade de Aveiro (UA), Portugal
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia bioquímica  Líquidos iônicos  Extração líquido-líquido  Corantes naturais  Processamento downstream 

Resumo

Há uma tendência mundial do consumo de produtos naturais em substituição dos sintéticos disponíveis no mercado. Neste contexto, existe um grande interesse da produção de colorantes a partir de fontes naturais como é o caso dos pigmentos produzidos por microrganismos que de entre as demais fontes naturais, apresentam elevada velocidade de crescimento permitindo uma produção elevada e para uma larga gama de colorantes. Esta necessidade tem origem no alargado número de problemas de segurança que surgem nas indústrias que mais recorrem ao uso de colorantes artificiais, como é o caso das indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica. Uma das fases mais importantes e também mais caras no processo de produção de colorantes centra-se na fase de separação dos pigmentos dos demais constituintes do sistema fermentativo. Neste contexto, surge a necessidade crescente pela procura de sistemas biocompatíveis com elevada capacidade extrativa. Estes sistemas de separação devem ainda ser compatíveis com o composto alvo e ainda de baixo impacto ao nível dos organismos produtores e dos demais compostos e/ou produtos formados no sistema fermentativo. Este projeto pretende usar sistemas de extração líquido-líquido, usando sistemas formados por líquidos iónicos (LIs) biocompatíveis. Os SABs com líquidos iónicos serão preparados e aplicados na partição de um colorante natural, objetivando a escolha dos sistemas com maior capacidade de separação e em consequência, serão efetuados os ensaios da extração do colorante, aplicando os sistemas otimizados para a sua recuperação direta do composto do meio fermentado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTURA, SONIA P. M.; SANTOS-EBINUMA, VALERIA C.; PEREIRA, JORGE F. B.; TEIXEIRA, MARIA F. S.; PESSOA, ADALBERTO; COUTINHO, JOAO A. P. Isolation of natural red colorants from fermented broth using ionic liquid-based aqueous two-phase systems. Journal of Industrial Microbiology & Biotechnology, v. 40, n. 5, p. 507-516, MAY 2013. Citações Web of Science: 35.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.