Busca avançada
Ano de início
Entree

Auxílio à pequisa: professor visitante Prof. Dr. Hasok Chang

Processo: 12/10785-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 21 de agosto de 2012 - 12 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Beneficiário:Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Pesquisador visitante: Hasok Chang
Inst. do pesquisador visitante: University of Cambridge, Inglaterra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/14040-9 - Revelando os processos naturais através do laboratório (Fase II): a busca por princípios materiais nos três reinos até a especialização das ciências no Oitocentos, AP.TEM
Assunto(s):Conhecimento científico  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

Resumo do plano de trabalho Prof. Dr. Hasok ChangDepartment of History and Philosophy of ScienceUniversity of Cambridge. Durante sua visita o Prof. Dr. Hasok Chang participará do Projeto Temático: "Revelando os processos naturais através do laboratório (fase II): a busca por princípios materiais nos três reinos até a especialização das ciências no Oitocentos" (Processo FAPESP 2011/14040-9), abordando alguns aspectos fundamentais a seu desenvolvimento. Dessa forma, tratará em seus seminários e conferência, da relação entre áreas especializadas das ciências físicas, tema relacionado com o debate sobre as divisões e organização do conhecimento, presente em nosso Projeto, assim, como as diferentes noções de princípios materiais ao longo dos séculos. Tendo em vista as competências do Prof. Chang e sempre visando as contribuições efetivas que este pesquisador pode dar para as discussões que temos realizado no âmbito de nosso Projeto Temático, sugerimos alguns temas para seus seminários (Especiais, do Meio-Dia e de Pesquisa) e outras intervenções a se concretizarem durante sua visita. Além disso, participará da terceira edição das Conferencias Bienais Allen Debus, juntamente com o Prof. Paulo Porto, do IQ-USP. Sua participação no desenvolvimento dos projetos do CESIMA se concretizará através das seguintes atividades:1. Seminários Especiais Destinados ao público universitário especialmente interessado na área da História da Ciência e mais particularmente aos estudantes de nosso Programa de Pós-Graduação, estes seminários, ocorrem semanalmente. Os dois seminários especiais a serem desenvolvidos pela Prof. Chang estarão dedicados à reflexão de aspectos históricos e filosóficos da ciência da matéria entre os séculos XVIII e XIX, buscando discutir o estabelecimento de uma área e a relação entre áreas afins, como são a química e a física. Os seminários agendados tratarão dos temas: *"What really happened in the Chemical Revolution?" *"Early electrochemistry: progress without foundations?" 2. Seminários de Pesquisa Também semanal, esta modalidade de seminários é dirigida aos pesquisadores que formam o núcleo central do Projeto Temático e devem aprofundar, de certa forma, as discussões iniciadas nos Seminários Especiais. Totalizando também dois seminários, devem provocar o debate mais aprofundado sobre as diferentes áreas especializadas da ciência e suas inter-relações. Seus títulos são: *"What does the history of chemistry tell us about scientific realism?" *"Pluralism in science" 3. Seminário do Meio-Dia Visto ser aberto ao público acadêmico em geral prevê-se apenas um seminário desse tipo. Organizou-se um encontro no qual será abordada a tão debatida relação entre história e filosofia da ciência: *"The relation between history and philosophy of science" 4. Conferências Bienais Allen Debus. Ao termos programado para 2012 a terceira edição das Conferências Allen Debus, convidamos os Prof. Chang para apresentar uma dessas conferências e para tanto, foi selecionado como tema o debate sobre as diferentes noções de elemento ao longo do século e como um desses elementos antigos - a água - passa a ser visto como um material composto. O texto escolhido foi: *"Water: the long road from Aristotelian element to H2O" 5. Reuniões de trabalho. Além dos encontros sobre um tema específico, serão realizadas reuniões para discussões de projetos comuns de trabalho, entre eles, possíveis publicações conjuntas. E, ainda, as possibilidade de intensificação e aprofundamento do intercambio que temos mantido nos últimos anos. 6. Para propiciar uma maior interação entre os estudantes - em estágio inicial ou avançado de suas pesquisas - com um pesquisador deste porte, abrimos também, dois horários para atendimento dos estudantes. (AU)