Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteínas PR-1 e novos receptores do tipo quinase do cacaueiro (Theobroma cacao): avaliações de expressa gênica e busca por ligantes

Resumo

A cacauicultura é uma das principais culturas perenes do Brasil, gerando uma série de empregos diretos e indiretos, principalmente relacionados ao processamento de chocolate. O ataque de patógenos é a maior causa de perdas produtivas do cacaueiro (Theobroma cacao). No ano de 1989, o sul do estado da Bahia, maior região produtora do país, sofreu com uma epidemia da doença Vassoura-de-bruxa causada pelo fungo basidiomiceto Moniliopthora perniciosa, que levou à queda da produção nacional. Diversos esforços vêm sendo empreendidos em busca de soluções para a doença, como é o caso do projeto Genoma Vassoura de bruxa, que busca entendimento sobre a bioquímica, assim como sobre o genoma e expressão gênica do fungo. A publicação do genoma do cacaueiro no ano passado vem gerando ferramentas de anotação de genes que podem ser usados no melhoramento genético dessa espécie. Um dos genes mais estudados relacionados com os mecanismos de defesa vegetal codifica a proteína conhecida como PR-1 (pathogenesis related protein 1). Apesar da carência de informações quanto à atividade enzimática e estrutura terciária das proteínas da PR-1, tais proteínas são consideradas como peças importantes nos mecanismos de interação patógeno-hospedeiro. A partir da anotação do genoma de T. cacao foi possível identificar 14 proteínas PR-1, sendo que duas (TcPR-1f e TcPR-1g) possuem uma expansão C-terminal com similaridade a proteínas quinases indicando que tais proteínas seriam receptores do tipo quinase (conhecidas como RLKs). O objetivo deste projeto é realizar uma análise da expressão gênica e funcional das proteínas PR-1 do cacaueiro. Os perfis de expressão dos genes PR-1 do cacaueiro serão avaliados durante a progressão da vassoura de bruxa e em diferentes órgãos e estágios de desenvolvimento do cacaueiro. Também será feita uma busca por ligantes extracelulares através da técnica de interação semi in vivo, feita a partir da interação da proteína expressa de modo recombinante com extratos extracelulares, no caso o apoplasto de plantas infectadas com M. perniciosa. Além disso, buscaremos possíveis interações intracelulares para as proteínas TcPR-1f e TcPR-1g através da técnica de interação duplo híbrido em leveduras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DARWICHE, RABIH; EL ATAB, OLA; BARONI, RENATA M.; TEIXEIRA, PAULO J. P. L.; MONDEGO, JORGE M. C.; PEREIRA, GONCALO A. G.; SCHNEITER, ROGER. Plant pathogenesis-related proteins of the cacao fungal pathogen Moniliophthora perniciosa differ in their lipid-binding specificities. Journal of Biological Chemistry, v. 292, n. 50, p. 20558-20569, . (10/51884-8, 12/07657-2, 09/50119-9)
TOSARINI, THALITA RAVAZO; RAMOS, PRISCILA ZONZINI; PROFETA, GERSON SOUZA; BARONI, RENATA MORO; MASSIRER, KATLIN B.; COUNAGO, RAFAEL M.; MONDEGO, JORGE M. C.. Cloning, expression and purification of kinase domains of cacao PR-1 receptor-like kinases. Protein Expression and Purification, v. 146, p. 78-84, . (13/50724-5, 12/07657-2)
PEREIRA LIMA TEIXEIRA, PAULO JOSE; LACERDA COSTA, GUSTAVO GILSON; FIORIN, GABRIEL LORENCINI; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; COSTA MONDEGO, JORGE MAURICIO. Novel receptor-like kinases in cacao contain PR-1 extracellular domains. MOLECULAR PLANT PATHOLOGY, v. 14, n. 6, p. 602-609, . (12/07657-2, 09/51018-1, 09/50119-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.