Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do método Pilates sobre a remodelação óssea em mulheres idosas

Processo: 11/14448-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Gláucia Maria Ferreira da Silva Mazeto
Beneficiário:Gláucia Maria Ferreira da Silva Mazeto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados: Nathalia Regina Sabatini
Assunto(s):Endocrinologia  Osteoporose  Remodelação óssea  Exercício físico  Pilates  Idosos  Mulheres 

Resumo

Este estudo terá como objetivo avaliar o efeito de programa de exercícios, baseados no Método Pilates, sobre parâmetros fisicos e bioquímicos, relacionados à saúde ossea, em mulheres idosas. Para se alcançar tal objetivo, será realizado um estudo longitudinal. A população estudada será de 22 indivíduos, com faixa etária de 60 anos ou mais, do sexo feminino, matriculados na Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade do Sagrado Coração, da cidade de Bauru. O cálculo amostral foi realizado baseado em um delineamento em blocos casualizados em que a blocagem será realizada para dois momentos (T1, inicial, e T2, 20 semanas). As duas avaliações (T1 e T2) consistirão de aplicação de: uma ficha de protocolo geral, contendo os dados gerais, demográficos e epidemiológicos, problemas de saúde, medicamentos, número de quedas e fraturas prévias, tabagismo e etilismo; questionário de atividade física, testes de equilíbrio, flexibilidade, força muscular, questionário de qualidade de vida. Além disso, serão avaliados marcadores séricos de formação e reabsorção ósseas. Durante o período de 20 semanas, as participantes realizarão exercícios específicos do Método Pilates, com frequência de uma vez na semana, tendo cada sessão a duração de 50 minutos. O grupo de estudo será comparado a um grupo controle (não submetido ao programa de exercícios), composto por 22 mulheres idosas, pareadas quanto a idade e índice de massa corpórea. Os dados serão avaliados pela análise de variância (ANOVA). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GANDOLFI, NATHALIA REGINA SABATINI; CORRENTE, JOSE EDUARDO; DE VITTA, ALBERTO; GOLLINO, LORAINE; MAZETO, GLAUCIA MARIA FERREIRA DA SILVA. The influence of the Pilates method on quality of life and bone remodelling in older women: a controlled study. QUALITY OF LIFE RESEARCH, v. 29, n. 2, p. 381-389, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.