Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática no mundo cibernético: aspectos teóricos e práticos

Processo: 12/06396-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Maltempi
Beneficiário:Marcus Vinicius Maltempi
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados: Rodrigo Dalla Vecchia
Assunto(s):Ensino superior  Ensino de matemática  Ensino e aprendizagem  Modelos matemáticos  Cibernética  Tecnologias da informação e comunicação 

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar como se mostra a Modelagem Matemática na realidade do mundo cibernético, a partir de estudos teóricos e práticos. No campo teórico buscaremos um entendimento acerca das atuais concepções de Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática e um aprofundamento filosófico em aspectos que consideramos essenciais na mesma, a saber, realidade, problema, linguagem e objetivo pedagógico. Norteados pela metodologia qualitativa de pesquisa, realizaremos um estudo prático com alunos de graduação em Matemática, a fim de obter dados que, consubstanciados ao estudo teórico, produzam um entendimento acerca da Modelagem Matemática que acolha o mundo cibernético como dimensão de abrangência. Nesse contexto, nosso principal desafio será o entrelaçamento dos resultados do estudo prático com a construção teórico-filosófica que faremos. A relevância deste projeto se dá à medida que cada vez mais são desenvolvidas pesquisas em Modelagem Matemática utilizando-se tecnologias da informação e comunicação, evidenciando uma sinergia entre elas. Entretanto, tais pesquisas tomam por base concepções de Modelagem Matemática que estão associadas a realidade mundana ou a realidade física, ignorando particularidades da realidade do mundo cibernético, a qual só recentemente vem sendo pesquisada. Assim, a contribuição principal deste projeto está na construção de uma visão teórico-prática de Modelagem Matemática no campo da Educação Matemática que, para além das realidades física e mundana, incorpore a realidade do mundo cibernético. (AU)