Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito do laser de baixa potência em adolescentes com disfunção temporomandibular

Processo: 12/07759-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Sandra Kalil Bussadori
Beneficiário:Sandra Kalil Bussadori
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Camila Haddad Leal de Godoy ; Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez
Assunto(s):Disfunção temporomandibular  Terapia a laser de baixa intensidade  Eletromiografia  Adolescentes 

Resumo

Inúmeros problemas podem envolver a articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas, sugerindo um quadro de disfunção temporomandibular (DTM). O objetivo deste estudo será avaliar o efeito do laser de baixa potência na atividade eletromiográfica, contatos oclusais, movimentos mandibulares e dor em adolescentes com disfunção temporomandibular. Serão avaliados todos os adolescentes entre 15 e 18 anos de ambos os gêneros na Associação Esporte Solidário (AES). A todos os participantes que estiverem aptos a participar da pesquisa será aplicado o questionário e exame clínico RDC-TMD, para a investigação e diagnóstico da DTM. A partir dos achados clínicos, os adolescentes serão classificados em Grupo sem DTM e Grupo com DTM. Os pacientes com DTM serão divididos em quatro grupos, sendo que 3 receberão tratamento com laser de baixa potência e 1 tratamento placebo. As áreas a serem tratadas serão região da ATM, músculos masseter e temporal e tratamento misto. Os dados obtidos serão submetidos a analise estatística descritiva. Para avaliação da associação das variáveis categóricas será utilizado o test Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais eletromiográficos será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL DE GODOY, CAMILA HADDAD; DA COSTA SILVA, PAULA FERNANDA; DE ARAUJO, DEISE SALES; MOTTA, LARA JANSISKI; BIASOTTO-GONZALEZ, DANIELA APARECIDA; POLITTI, FABIANO; MESQUITA-FERRARI, RAQUEL AGNELLI; SANTOS FERNANDES, KRISTIANNE PORTA; ALBERTINI, REGIANE; BUSSADORI, SANDRA KALIL. Evaluation of effect of low-level laser therapy on adolescents with temporomandibular disorder: study protocol for a randomized controlled trial. Trials, v. 14, JUL 22 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.