Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização elétrica e óptica de microplasmas luminescentes e aplicações

Processo: 12/13064-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2013 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:Bogos Nubar Sismanoglu
Beneficiário:Bogos Nubar Sismanoglu
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados: Rogério Fernandes Caetano
Assunto(s):Plasma (microeletrônica)  Luminescência 

Resumo

O presente projeto visa à continuidade do estudo, da caracterização elétrica e óptica, da produção e das aplicações dos microplasmas luminescentes, que já foram iniciados no Laboratório de Óptica e Espectroscopia (LOE) do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Laboratório de Plasmas e Processos (LPP). Os microplasmas são uma nova modalidade de plasmas criados em laboratório com a particularidade de operarem também na pressão atmosférica. Desde 2002 o LOE estuda estes microplasmas através da Espectroscopia Óptica de Emissão (EOE) e já adquiriu tecnologia e conhecimentos suficientes para poder adentrar no campo das aplicações tecnológicas com ênfase na área aeroespacial, o que vem fazendo atualmente. Como atual responsável pelo LOE, o proponente deste projeto ora apresentado vem desenvolvendo estudos e pesquisas com microplasmas em colaboração com o LPP. Este projeto contribuirá de forma significativa para o cumprimento da meta do ITA de se tornar o maior laboratório no Brasil com recursos para estudo de materiais tratados ou processados a plasma frio e, agora, também com microplasmas. Este tema, juntamente com a modernização do LOE, apresenta interesse direto aos projetos FINEP, CNPq e FAPESP coordenados por outros pesquisadores da equipe de plasma do ITA. O conhecimento processual adquirido pelo LOE através da caracterização óptica de microplasmas será empregado também na caracterização dos demais plasmas. Deste modo, este projeto aqui apresentado também objetiva a melhoria do LOE para contribuir com a capacitação de estudantes e pesquisadores deste laboratório e do LPP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOGOS NUBAR SISMANOGLU; JANAINA CORREA DO NASCIMENTO; EDUARDO CEZAR BARBOSA DE BARROS ARAGÃO. Visualizando tunelamento quântico através da geração de microplasmas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1 Mar. 2015.
CAETANO, R.; HOYER, Y. D.; BARBOSA, I. M.; GRIGOROV, K. G.; SISMANOGLU, B. N. RADIAL MEASUREMENTS OF GAS DISCHARGE PARAMETERS OF ATMOSPHERIC PRESSURE MICROPLASMA. INTERNATIONAL JOURNAL OF MODERN PHYSICS B, v. 27, n. 18 JUL 20 2013. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.