Busca avançada
Ano de início
Entree

Poluição atmosférica na DPOC: análise dos marcadores inflamatórios, transportabilidade mucociliar e qualidade de vida

Resumo

Os efeitos da poluição atmosférica na saúde humana são alvos de frequentes discussões. Estudos realizados em países em desenvolvimento mostraram os efeitos adversos que a poluição atmosférica pode exercer na saúde da população. Tais efeitos podem ser ainda maiores em populações especificas, como idosos e doentes pulmonares crônicos. No entanto a maioria dos estudos que abordam a temática da poluição atmosférica e saúde são desenvolvidos em grandes centros urbanos, onde as fontes emissoras de poluentes atmosféricos diferem das de regiões menores. Objetivo: avaliar a relação da poluição atmosférica com a transportabilidade mucociliar, mediadores inflamatórios, mutagenicidade, função pulmonar e qualidade de vida de indivíduos com DPOC. Métodos: O estudo será realizado no período de março a novembro de 2013. Os voluntários serão divididos em três grupos: grupo estudo tratado, grupo estudo não tratado, grupo controle. Os voluntários serão avaliados em quatro momentos: março, julho, setembro e novembro. Em cada período de análise os voluntários serão avaliados quanto á: função pulmonar, transportabilidade mucociliar, marcadores inflamatórios sistêmicos e pulmonares, mutagenicidade, qualidade de vida geral e especifico, sintomas respiratórios. Durante o período do estudo a poluição atmosférica será determinada por amostragem ativa e passiva. Análise estatística: A análise estatística descritiva será utilizada para a caracterização clínica dos indivíduos estudados e a distribuição dos dados será avaliada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. Se comprovada a normalidade dos dados será realizada análise de variância para medidas repetidas seguida de teste de Tukey. Caso não seja verificada a normalidade dos dados será aplicado o teste Friedman seguido do pós-teste de Dunn. A comparação entre os grupos, controle, exposto em tratamento, exposto não tratado, para todas as variáveis avaliadas, será avaliada por meio do teste t não pareado ou teste de Mann-Whitney, dependendo da distribuição dos dados. O nível de significância utilizado será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE DUARTE FERREIRA; ERCY MARA CIPULO RAMOS; IARA B. TREVISAN; MARCELI R. LEITE; MAHARA PROENÇA; LUIZ CARLOS SOARES DE CARVALHO-JUNIOR; ALESSANDRA CHOQUETA TOLEDO; DIONEI RAMOS. Função pulmonar e depuração mucociliar nasal de cortadores de cana-de-açúcar brasileiros expostos à queima de biomassa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 43, p. -, 2018.
RAMOS, D.; PROENCA, M.; LEITE, M. R.; FERREIRA, A. D.; TREVISAN, I. B.; BRIGIDA, G. F. S.; TACAO, G. Y.; RAMOS, E. M. C. Effects of exposure to biomass burning on pulmonary inflammatory markers and pulmonary function in individuals with COPD. Revista Portuguesa de Pneumologia, v. 23, n. 5, p. 273-279, SEP-OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.