Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos visando à síntese de decalactonas

Resumo

O presente projeto de pesquisa descreve os estudos pretendidos para a síntese de decalactonas (lactonas de 10 membros), as quais são unidades estruturais de grande interesse sintético, uma vez que estão presentes em um grande número de produtos naturais biologicamente ativos e em moléculas de interesse farmacêutico. Duas frentes de trabalho são propostas para a obtenção destes alvos sintéticos: (1) o estudo da reação de metátese de fechamento de anel em ésteres diênicos, visando estabelecer as condições reacionais adequadas à obtenção de decalatonas, assim como verificar a influências destas condições na seletividade E/Z da ligação dupla carbono-carbono formada e (2) estudo da clivagem de beta-hidróxi-éteres bicíclicos promovida pelo tetróxido de rutênio em condições catalíticas. Também são propostas duas sínteses totais, uma para a (-)-putaminoxina e outra para o (+)-multiploídeo A, decalactonas naturais ainda não sintetizadas e com atividades biológicas interessantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGO, JR., LUIZ S.; CRAVEIRO, MARCUS V. Deep Eutectic Solvents as Unconventional Media for Multicomponent Reactions. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 10, p. 1999-2025, OCT 2018. Citações Web of Science: 14.
BÁRBARA R. OLIVEIRA; CARLA C. SILVA; JULIANA C. P. CALADO; WAGNER L. BATISTA; FERNANDA A. SIQUEIRA; LUIZ S. LONGO JR. REPARAÇÃO DE α-ACETILOXI-N-CICLOEXILAMIDAS ATRAVÉS DA REAÇÃO DE PASSERINI UTILIZANDO DIMETILCARBONATO COMO SOLVENTE AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL. Química Nova, v. 41, n. 1, p. -, Jan. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.